Invest

Dona da Zara registra aumento nas vendas do 4º tri, mas prevê desaceleração em 2025; ações caem

Desaceleração vem após um terceiro trimestre de 2024 com vendas e lucros abaixo das expectativas, devido, em parte, à valorização do dólar

Publicado em 12 de março de 2025 às 06h25.

A Inditex, grupo proprietário da Zara, divulgou nesta quarta-feira, 12, que suas vendas no quarto trimestre de 2024 apresentaram um crescimento em relação ao ano passado, totalizando 11,21 bilhões de euros.

O resultado superou os 10,34 bilhões de euros registrados no mesmo período de 2023 e atendeu às expectativas do mercado, que projetava 11,2 bilhões de euros. O lucro líquido do trimestre foi de 1,42 bilhão de euros, também dentro das previsões dos analistas.

As vendas anuais da empresa aumentaram 10,5% em termos neutros de câmbio, alcançando 38,63 bilhões de euros em 2024. O lucro líquido anual ficou em 5,88 bilhões de euros, também em linha com as previsões, comparado aos 35,9 bilhões de euros em vendas e 5,4 bilhões de euros em lucro no ano anterior, quando a companhia registrou recordes.

Apesar dos bons números no quarto trimestre, a Inditex indicou uma desaceleração nas vendas no início de 2025. De 1º de fevereiro a 10 de março, as receitas aumentaram 4% em termos neutros de câmbio, muito abaixo dos 11% de crescimento do mesmo período em 2024.

Essa desaceleração vem após um terceiro trimestre de 2024 com vendas e lucros abaixo das expectativas, devido, em parte, à valorização do dólar. As ações da Inditex, que também controla marcas como Pull & Bear, Bershka e Massimo Dutti, caíram 8,2% às 8h34, horário de Londres.

O cenário atual da Inditex destaca o crescente fosso entre o grupo e a concorrente sueca H&M, que enfrenta dificuldades diante da forte concorrência de marcas de fast-fashion de baixo custo, como a chinesa Shein.

Em janeiro, a H&M anunciou um crescimento de 3% nas vendas do quarto trimestre em moedas locais, mas ainda ficou aquém das expectativas, citando o impacto da Black Friday, embora tenha observado uma recuperação nas vendas em dezembro e janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ZaraFast fashion

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões