Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Comprei ações da Eletrobras nesses 5 anos e comprarei mais, diz Wilson Ferreira

Em teleconferência com investidores, o executivo disse que certamente irá comprar mais da estatal assim que puder; "É uma forma de mostrar a confiança que tenho nessa companhia"

Modo escuro

WILSON FERREIRA JÚNIOR (Germano Lüders/Site Exame)

WILSON FERREIRA JÚNIOR (Germano Lüders/Site Exame)

P
Paula Barra

Publicado em 25 de janeiro de 2021, 17h17.

Última atualização em 25 de janeiro de 2021, 17h23.

O presidente da Eletrobras (ELET3; ELET6), Wilson Ferreira Junior, disse que a pandemia atrapalhou o processo de privatização da companhia, mas havia perspectiva de retomada no segundo semestre do ano passado. No entanto, mesmo com empenho do executivo, do ministério de Minas e Energia, que tem ressaltado a importância do tema e que tem sido acompanhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, não foi possível ver tração nesse processo, afirmou, em teleconferência com investidores realizada na tarde desta segunda-feira, 25.

Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores

Ferreira Junior disse que a avaliação sobre as dificuldades para a privatização da empresa deve-se a uma percepção pessoal e reforçou seu compromisso com a companhia e em fazer uma “transição harmoniosa" com seu sucessor. “Eu acredito muito nessa empresa e meu compromisso vai além do prazo de transição”, disse. O executivo fica no comando da elétrica até o dia 5 de março, mas seguirá atuando no conselho de administração da estatal. 

“Depois de um trabalho de cinco anos, aceitei um novo desafio, mas continuo no conselho de administração [da Eletrobras]. Isso continua como prioridade”. Ferreira Junior vai comandar a BR Distribuidora (BRDT3), em substituição a Rafael Grisolia, que deixará o cargo de presidente da companhia.  

O executivo ressaltou ainda os feitos durante os anos em que esteve na presidência da empresa, com a condução do programa de reestruturação da estatal, que incluiu, entre os principais pontos, a redução do quadro de funcionários, profissionalização da empresa, melhora da governança corporativa e diminuição de custos e alavancagem. “Só nos últimos três, fizemos mais de 30 bilhões de lucro. Tivemos um reconhecimento importante do mercado. O valor da companhia multiplicou por 5 vezes nesse período, o número de acionistas também”, disse. 

De acordo com ele, a maior convicção sobre uma companhia é ter ações dessa empresa. “Eu comprei ações da Eletrobras ao longo desses últimos anos e nunca as vendi. Certamente, comprarei mais agora, assim que puder. É uma forma de mostrar a confiança que tenho nessa companhia”, comentou. 

Ferreira Junior ressaltou que a empresa está preparada para o processo de privatização, mas que precisa de apoio no Congresso, apontando que, capitalizada, a empresa pode ser mais competitiva, crescer mais e ocupar mais espaço. 

De acordo com o atual presidente do conselho de administração da estatal, Ruy Schneider, a companhia vai iniciar um processo de identificação, seleção e análise de potenciais substitutos para a vaga de Ferreira Junior, com a escolha devendo ser anunciada até março.

Schneider ressaltou ainda que o conselho de administração da companhia, do qual Ferreira Júnior fará parte, "aprovou o plano de desenvolvimento de negócios e está comprometido com a sua implementação".

"Há continuidade em curso que se reflete na adesão ao plano de desenvolvimento de negócios. Temos o compromisso de tornar a empresa mais forte e competitiva ", disse, acrescentando que "potenciais substitutos de Ferreira Júnior estão sendo analisados, num processo que envolverá uma empresa especializada".

Últimas Notícias

ver mais
Ibovespa futuro sobe antes de relatório da reforma tributária
seloMercados

Ibovespa futuro sobe antes de relatório da reforma tributária

Há 3 horas
Reforma tributária, filho do fundador na CVC, aquisição da Totvs e o que mais move o mercado
seloMercados

Reforma tributária, filho do fundador na CVC, aquisição da Totvs e o que mais move o mercado

Há 4 horas
RD Station, da Totvs (TOTS3), adquire software de vendas Exact Sales por R$ 51 milhões
seloMercados

RD Station, da Totvs (TOTS3), adquire software de vendas Exact Sales por R$ 51 milhões

Há 16 horas
Queda de 16% em lucros do S&P vai frear rali, diz Morgan Stanley
seloMercados

Queda de 16% em lucros do S&P vai frear rali, diz Morgan Stanley

Há 18 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais