Briga por candidatos ofusca cenário sombrio no mundo e tudo para ler hoje

Leia as principais notícias desta segunda-feira (15) para começar o dia bem informado
Guerra comercial: FMI advertiu que a “janela de oportunidades” para manter o crescimento global está acabando devido a disputas comerciais e à crise nos países emergentes (ANNECORDON/Thinkstock)
Guerra comercial: FMI advertiu que a “janela de oportunidades” para manter o crescimento global está acabando devido a disputas comerciais e à crise nos países emergentes (ANNECORDON/Thinkstock)
D
Da Redação

Publicado em 15/10/2018 às 07:55.

Última atualização em 15/10/2018 às 08:29.

São Paulo – Leia as principais notícias desta segunda-feira (15) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Bolsonaro tem 59% das intenções de voto; Haddad, 41%, diz BTG/FSB. Os números correspondem ao cenário estimulado, no qual o nome dos candidatos é citado na hora do questionário. 

Turbulência a caminho: hora de a bolsa cair na real? FMI fala de um nível de incerteza nunca antes visto, justamente no momento em que investidores começam a questionar as políticas econômicas de Bolsonaro

FMI adverte sobre fim da oportunidade de manter crescimento global. Esta semana o FMI reduziu a sua previsão de crescimento do PIB mundial a 3,7% para 2018 e 2019

WhatsApp entra na mira de conselho do TSE. Integrantes de órgão sugeriram medidas contra o aplicativo por causa de fake news. 

Haddad mira evangélicos, com quem tem 40% de desvantagem. Uma semana antes do primeiro turno, Bolsonaro recebeu o apoio oficial de importantes lideranças evangélicas, como o do bispo Edir Macedo. 

Bolsa Família é força cadente, mas ainda favorece o PT. Segundo levantamento do jornal Valor Econômico, quanto maior o alcance do Bolsa Família, melhor foi o desempenho de Haddad no primeiro turno.

Com 207 deputados, Centrão ainda será indispensável na Câmara. Apesar da renovação de 47,3%, base governista de Dilma e Temer será necessária para aprovação de leis. 

Bolsonaro e Haddad vão ter de mudar Constituição para os principais projetos. Alteração na Carta requer votações na Câmara e no Senado, sempre em dois turnos, com aprovação de 3/5 do Congresso. 

PT pede direito de resposta no TSE contra Bolsonaro sobre “kit gay”. Segundo a defesa de Haddad, o livro "não fez parte de qualquer kit escolar", nem do material que o candidato do PSL chama de "kit gay".

Receita paga hoje quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2018. Para saber se você receberá o pagamento desta vez, acesse o site da Receita, o aplicativo ou ligue para o Receitafone. 

Política e mundo

Haddad pagou R$ 245 milhões em contratos sob suspeita. O candidato do PT à Presidência da República pagou durante sua gestão como prefeito de São Paulo milhões a empreiteiras envolvidas na Lava Jato. 

Aliados de Merkel na Bavária sofrem revés nas eleições. Os aliados bávaros da chanceler alemã registraram neste domingo o pior resultado eleitoral desde 1950, perdendo votos para a extrema-direita.

Fed, emergentes e protecionismo: os catalisadores de crise ainda evitável. O FMI, que encerra neste domingo (14) a sua reunião anual em Bali, na Indonésia, assinala uma combinação de riscos "inédita".

Tarifas sobre importações chinesas prejudicam empresas nos EUA. As mais recentes tarifas, uma taxa de 10% sobre US$ 200 bilhões em importações chinesas entraram em vigor em setembro e devem subir para 25% no fim do ano. 

Embaixadores da UE discutem andamento das negociação do “Brexit”. Reunião foi convocada após o encontro em Bruxelas entre o ministro para o "Brexit" do Reino Unido com o negociador-chefe da UE. 

Bancada feminina cresce, mas recebe parentes de políticos tradicionais. A Câmara dos Deputados terá em 2019 a maior bancada feminina das últimas três legislaturas, mas país ainda continuará abaixo da média da AL.

Polícia reprime violentamente protesto contra Ortega na Nicarágua. A polícia usou bombas, golpes e realizou 20 prisões na marcha "Unidos pela liberdade", que a oposição organizou em repúdio ao governo de Daniel Ortega.

Enquanto você desligou…

FHC descarta voto em Bolsonaro e diz esperar propostas de Haddad. O ex-presidente disse em entrevista que quer ouvir o que o candidato petista tem a dizer antes de definir seu voto.

Haddad: existe um muro que separa FHC de Bolsonaro; de mim, é uma porta. Candidato do PT ao Planalto fez um aceno ao tucano após a afirmação do ex-presidente em entrevista publicada neste domingo.

Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam que esperam um bebê. A previsão é de que a criança nascerá na primavera de 2019 do hemisfério norte.

Agenda

Nesta segunda-feira, no Brasil, será divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) e o boletim Focus. Nos Estados Unidos, o Boletim Focus e o Núcleo de Vendas no Varejo.