BRASA Talks recebe Mansueto Almeida e Maria Silvia Marques; acompanhe

Evento online acontece até o dia 27 de novembro com painéis diários sobre política monetária, investimentos, empreendedorismo e ESG.

A BRASA, maior associação de estudantes brasileiros no exterior, promove, até o próximo dia 27, o evento digital BRASA Talks, uma conferência para discutir temas caros à economia e ao mercado financeiro.

Por causa da pandemia de covid-19, o evento este ano é online e poderá ser acompanhado pelo YouTube e também pela EXAME, parceira da associação na divulgação do evento. A programação conta painéis de discussão diários, feitos com grandes nomes do mercado e especialistas em política monetária e economia.

Nesta quinta-feira, 19, o painel “O rumo fiscal brasileiro” recebe os economistas Mansueto Almeida e Maria Silvia Bastos Marques às 19h. Os dois falam sobre o atual panorama fiscal brasileiro, gasto público e como reformas estruturais são prioritárias para fomentar crescimento no longo prazo. Os economistas devem a responder como o rumo fiscal e gastos públicos afetam desenvolvimento, a curva de juros e a expectativa de inflação, além de falar sobre suas trajetórias pessoais. Mansueto Almeida já foi secretário do Tesouro e Maria Silvia Bastos Marques é ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Confira a conversa no vídeo abaixo.

Na quarta-feira, a abertura do evento contou com a participação de Pedro Thompson, CEO da EXAME, e Thiago Salomão, do Stock Pickers. Os dois discutiramm a importância da informação no ambiente de investimentos e educação financeira no Brasil, diante das mudanças que ocorreram no mercado nos últimos anos, com mais investidores entrando no mercado e procurando por diferentes ativos e riscos.

O BRASA Talks continua com painéis diários até a próxima semana, encerrando-se no dia 27 de novembro.

Confira a genda das conversas nos próximos dias:

  • Dia 23/11, às 16h: Nina Silva e Luciana Seabra falam sobre a democratização do mercado financeiro, com análise de quais caminhos levam a um sistema mais inclusive, com maior informação e educação.
  • Dia 23/11, às 19h: Martin Escobari e Florian Bartunek falam de suas trajetórias como investidores e empreendedores, além de debater o impacto de tecnologia em diferentes empresas públicas e privadas. Os investidores também falam de como avaliar companhias e trazem insights sobre economia e mercado financeiro.
  • Dia 24/11, às 16h: Dois dos principais gestores do mercado brasileiro, Maurício Bittencourt e Roberto Vinhaes, falam sobre ações no longo prazo, análise fundamentalista e algumas das principais tendências para o mercado acionário.
  • Dia 24/11, às 18h: Daniel Izzo e Mariana Oiticica discutem investimento com a ótica ESG, que leva em conta governança corporativa e meio ambiente. Os dois discutem o momento que o Brasil vive na adoção desses princípios, além de tocar nos fundamentos e no impacto dessas ações por diferentes companhias.
  • 25/11, às 16h30: O economista André Lara Resende faz uma reflexão sobre a história da política monetária no Brasil ao mesmo tempo que insere novas abordagens sobre o tema como a Teoria Monetária Moderna (MMT). A ideia é complementar a visão fiscalista e as consequências de longo prazo no crescimento estrutural do país.
  • 26/11, às 18h: O renomado economista Gustavo Franco discute o futuro do dinheiro em um painel para debater o déficit fiscal brasileiro e crescimento mediante investimento em gastos públicos. Franco discutirá a importância da manutenção do teto de gastos, o atual momento da baixa taxa de juros e alavanca para retomada de crescimento após a pandemia.
  • 27/11, às 16h: Ilan Goldfajn e José Carlos Carvalho falam sobre economia internacional e o reflexo no Brasil. Os economistas vão abordar as principais oportunidades perante as economias desenvolvidas e quais mudanças estruturais precisam ser implementadas que o Brasil possa atingir seu potencial de crescimento.
  • 27/11, às 18h: O investidor Andrá Jakurski fará um panorama  completo sobre o que está ocorrendo no mundo e afetando a alocação de portfólio. A discussão envolverá uma análise de eventos políticos, econômicos e sociais que devem influencar preços e avaliações de ativos nos próximos anos.

A BRASA conta atualmente com mais de 9.000 estudantes em sua rede e está presente em 90 universidades ao redor do mundo, em regiões como América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. 

A associação conta com um programa de mentoria e autoconhecimento para capacitar jovens e uma nova geração de líderes brasileiros. Em 2019, a associação lançou um programa de bolsas para ajudar estudantes de baixa renda a estudar em algumas das melhores universidades do mundo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.