Mercados

Bolsas da Ásia sobem com otimismo após PIB chinês

O resultado do crescimento da China renovou as expectativas de que Pequim deve em breve relaxar mais sua política de aperto de crédito

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, seguindo os ganhos na China (Getty Images)

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, seguindo os ganhos na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 07h31.

Tóquio - As Bolsas da Ásia encerraram em alta, depois de a divulgação do PIB da China no primeiro trimestre renovar as expectativas de que Pequim deve em breve relaxar mais sua política de aperto de crédito.

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, seguindo os ganhos na China depois da divulgação do PIB do primeiro trimestre abaixo do estimado. O índice Hang Seng Index subiu 1,8% e encerrou aos 20.701,04 pontos. Na semana, o índice avançou 0,5%.

As Bolsas da China tiveram a maior alta em três semanas. O índice Xangai Composto subiu 0,4% e terminou aos 2.359,16 pontos, o maior fechamento desde 22 de março - na semana, o índice acumulou alta de 2,3%. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,6% e encerrou aos 950,91 pontos.

O yuan valorizou ante o dólar após o banco central conduzir a divisa chinesa em alta por meio da taxa de referência diária, mas o ganho do yuan foi encoberto pelos dados abaixo do esperado do PIB chinês no primeiro trimestre. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3030 yuans, de 6,3073 yuans ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,2879 yuans, abaixo dos 6,2984 yuans da véspera.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, também encerrou o dia em alta, impulsionada pelo fim das incertezas após o governo afirmar que o novo imposto sobre ganhos de capital vai isentar pequenos investidores locais e investidores estrangeiros. O índice Taiwan Weighted subiu 1,64% e terminou aos 7.788,27 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou uma série de três sessões com perdas, após a forte recuperação em Wall Street e com os investidores locais aliviados após o lançamento do foguete da Coreia do Norte não causar maiores incidentes. O índice Kospi subiu 1,12% e fechou aos 2.008,91 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em alta, desdenhando os decepcionantes dados sobre o crescimento do PIB da China, mostrando confiança de que a potência asiática - sua parceira comercial estratégica - tem instrumentos para se recuperar rapidamente. O índice S&P/ASX avançou 1% e encerrou aos 4.323,31 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta, com a forte recuperação de Wall Street dando suporte ao mercado. O índice PSE subiu 1% e terminou aos 5.097,30 pontos, com moderado volume de negociações.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta, acompanhando os ganhos nos demais mercados regionais, após a cidade-Estado divulgar PIB maior que o esperado no primeiro trimestre. O índice Straits Times subiu 0,3% e fechou aos 2.987,82 pontos. Na semana, o índice ficou estável.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 0,5% e fechou aos 4.159,27 pontos, também acompanhando as demais asiáticas após divulgação do PIB chinês.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, avançou 0,1% e terminou aos 1.603,12 pontos, em linha com seus pares regionais. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado