Mercados

Bolsas da Ásia fecham em queda; Xangai cai 2,7%

A baixa em Wall Street foi um dos fatores que influenciou os investidores nos mercados asiáticos

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2012 às 08h19.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos apresentou acentuada queda nesta quarta-feira. A baixa em Wall Street foi um dos fatores que influenciou os investidores. Destaque para o pesado declínio nas bolsas chinesas, em meio às preocupações sobre uma desaceleração do crescimento econômico no país no primeiro trimestre.

A Bolsa de Hong Kong acabou arrastada para baixo pelo movimento de angariação de capital da trading varejista Li & Fung, assim como pelo desapontamento sobre uma série de balanços corporativos de empresas listadas na cidade. O índice Hang Seng perdeu 161 pontos, ou 0,8%, e encerrou aos 20.885 pontos.

A perspectiva de que a recuperação na economia doméstica está mais longe do que o inicialmente esperado e as preocupações com a inflação galopante fizeram ceder as Bolsas da China. O índice Xangai Composto caiu 2,7% e terminou aos 2.284,88 pontos, no pior fechamento desde 1º de fevereiro. O índice Shenzhen Composto perdeu 4,1% e terminou aos 909,58 pontos.

O yuan subiu levemente ante o dólar com a demanda corporativa pela moeda americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3060 yuans, de 6,3072 yuans ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada pelo banco central em 6,2912 yuans, de 6,2840 yuans na véspera.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em leve alta, com o índice Taiwan Weighted avançando 0,11% e terminando aos 8.038,07 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou o dia em baixa, na trilha das perdas em Wall Street e na ausência de novas pistas no mercado doméstico. O índice Kospi recuou 0,39% e fechou aos 2.031,74 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em seu nível mais alto em quatro meses depois que comentários do banco central australiano renovaram as esperanças num corte nas taxas de juros. O índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,98%, aos 4.343,51 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, sofreu com a realização de lucros. O índice PSE caiu 0,2% e terminou aos 5.067,66 pontos, com pesado volume de negociações.

A Bolsa de Cingapura fechou estável, acompanhando as demais asiáticas, com as preocupações sobre a economia global deixando os investidores de lado. O índice Straits Times recuou 0,1% e fechou aos 3.015,98 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 0,3% e fechou aos 4.090,57 pontos, com aquisições de estrangeiros.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,3% e fechou aos 1.583,75 pontos, seguindo as baixas nas demais regionais. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado