Mercados

Bolsas da Ásia caem com discurso de Bernanke

Os investidores da região consideram fraco o discurso do presidente do Fed durante o pregão

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 07h03.

Tóquio - À exceção da China, os mercados asiáticos fecharam no campo negativo nesta quarta-feira. Os investidores da região consideram fraco o discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, no Congresso dos Estados Unidos, por não indicar medidas de estímulo à economia norte-americana.

Além disso, a Bolsa de Hong Kong foi afetada pelos temores dos investidores com a abertura, amanhã, da temporada de balanços semestrais, embora muito do declínio tenha sido atribuído à peso pesado HSBC. O Hang Seng caiu 1,11% e terminou aos 19.239,88 pontos, após ganhar 2,3% nos três últimos pregões.

As Bolsas da China tiveram alta com as expectativas de que o governo poderá lançar novas medidas para apoiar o crescimento econômico nas próximas semanas. Contudo, as pesadas perdas no setor imobiliário limitaram os ganhos. O Xangai Composto subiu 0,4% e terminou aos 2.169,10 pontos. O Shenzhen Composto ganhou 0,3%, aos 896,18 pontos.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa provocada pelo declínio de ações do setor de tecnologia. Também pesou no mercado a decepção com o discurso de Bernanke. O índice Taiwan Weighted caiu 1,09%, aos 7.049,05 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou o dia no vermelho, ficando abaixo dos 1.800 pontos. Estrangeiros continuaram em movimento de vendas, diante das preocupações sobre o crescimento econômico global. O índice Kospi baixou 1,48%, aos 1.794,91 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, também fechou em baixa, em meio à preocupação de que o crescimento global permanecerá fraco na ausência de medidas de estímulos nos EUA e na China. O índice S&P/ASX 200 retrocedeu 0,42%, aos 4.123,60 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve queda acentuada, no embalo dos demais mercados regionais, em meio às preocupações sobre o crescimento econômico global. O PSEi caiu 1,2% e encerrou aos 5.220,55 pontos, com todos os subíndices no vermelho. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Banco Central volta a intervir no câmbio, após dólar bater R$ 5,69

Warren Buffett completa 94 anos: 10 frases do CEO da Berkshire Hathaway para investir melhor

Aposta de alta da Selic atinge máxima após dados fortes do mercado de trabalho

Ibovespa fecha estável com dados da Pnad e inflação americana no radar

Mais na Exame