Mercados

Bolsa de Tóquio perde 0,7% com ex-dividendos

As vendas de ex-dividendos pressionaram as ações de serviços públicos, farmacêuticas e de estradas de ferro

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2012 às 07h05.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta quarta-feira. As vendas de ex-dividendos pressionaram as ações de serviços públicos, farmacêuticas e de estradas de ferro, ofuscando o entusiasmo pelos papéis da Sharp e das fabricantes de vidro.

O Nikkei perdeu 72,58 pontos, ou 0,7%, e terminou aos 10.182,57 pontos, após disparada de 2,4% na sessão de terça-feira. O volume de negociações teve retração para 1,96 bilhão de ações.

Os principais índices caíram rapidamente e de forma acentuada na abertura do pregão, sob o peso da queda em Wall Street, após dados econômicos pouco inspiradores dos Estados Unidos. É importante ressaltar que a maioria das ações nipônicas também esteve "ex-dividendo", o que significa que os compradores de capital, a partir de hoje, não terão o direito de receber pagamentos de dividendos futuros.

"Como muitos compradores institucionais vieram tarde para o rali de fevereiro do Nikkei, o mercado tende a ficar em fase de consolidação até o fim do ano fiscal", disse um trader de renda variável de uma corretora estrangeira. "A confirmação de um balanço altista nas perspectivas empresariais será o próximo catalisador de alta."

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado