Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

O ETF ARGT, que representa as empresas listadas em Buenos Aires, fechou o pregão desta segunda-feira, 20, em alta de 11,30% nos Estados Unidos. Parte significativa desse movimento é explicada pela disparada da petrolífera estatal YPF, que ocupa 17% de peso no índice de referência do ETF e que disparou 40% em Nova York.

Antecederam a forte valorização da estatal as promessas de privatização, reafirmadas nesta segunda pelo presidente eleito da Argentina Javier Milei. Milei foi eleito presidente da Argentina neste domingo, 19, com 55,69% dos votos contra 44,30% do candidato de situação Sergio Massa.

Em entrevista à "Rádio Mitre", Milei afirmou que irá privatizar "tudo o que puder estar nas mãos do setor privado", inclusive a petrolífera. 

A YPF, mesmo com a alta de hoje, vale apenas US$ 15,2 bilhões. O montante equivale a menos do dobro do valor de mercado da maior petrolífera privada do Brasil, a PetroRio, que tem menos de 10% da produção da YPF.

Incerteza e volatilidade

O prêmio de risco embutido na discrepância de preços é apenas um dos sinais das incertezas que rondam há décadas a economia argentina. A volatilidade, afirmaram analistas da Julius Baer nesta segunda, deverá marcar presença no mercado argentino até o cronograma da agenda de reformas. Reformas que prometem alterar todo o sistema econômico do país a começar pela mudança da moeda e pela extinção do Banco Central.

A dolarização da economia argentina foi uma das peças-chave no discurso eleitoral de Milei. Mas, no mercado, há dúvidas tanto quanto à capacidade política quanto econômica de o plano se tornar viável.

Do lado econômico, restam dúvidas sobre como dolarizar uma economia em que a escassez de dólares tem mantido o preço da moeda local em constante trajetória de queda. Do lado político, os questionamentos são quanto à governabilidade de Milei, que terá será minoria no Legislativo.

"A dolarização total exigiria a aprovação do Congresso e recursos adicionais. Ao longo do caminho, porém, o presidente eleito terá de estabilizar a economia, introduzindo um ajuste dos preços relativos, incluindo a taxa de câmbio, seguido de um plano de estabilização, que terá de incluir um grande ajuste fiscal e um compromisso de eliminar os custos diretos e financiamento monetário indireto", escreveram os analistas do BTG Pactual em relatório. 

O dia de amanhã

Ao menos para 2024, as previsões do Goldman Sachs para a economia da Argentina são preocupantes.

"Esperamos que a economia se contraia pelo segundo ano consecutivo. A  inflação anual está próxima dos 150% e espera-se que continue a subir nos próximos meses. A taxa de câmbio está sobrevalorizada, as reservas internacionais estão em níveis críticos, as reservas líquidas são significativamente negativas, o desequilíbrio fiscal persiste, as obrigações soberanas são negociadas em níveis difíceis e o governo não tem acesso aos mercados financeiros internacionais", pontuou Armella.

No curto prazo, acrescenta Armella, a Argentina ainda enfrentará pagamentos externos em moeda forte ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

As reações na Argentina serão sentidas, de fato, apenas nesta terça-feira, quando Buenos Aires reabre após o feriado do Dia da Soberania Nacional. Amanhã, ao menos a soberania do peso amanhecerá em xeque.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
14 frases de Charlie Munger, braço direito de Buffett

seloMercados

14 frases de Charlie Munger, braço direito de Buffett

Há 14 horas

Charlie Munger, vice-presidente Berkshire e braço direito de Buffett, morre aos 99 anos

seloMercados

Charlie Munger, vice-presidente Berkshire e braço direito de Buffett, morre aos 99 anos

Há 14 horas

Petróleo fecha em alta de 2%, com dólar fraco e perspectiva de juros menos apertados nos EUA

seloMercados

Petróleo fecha em alta de 2%, com dólar fraco e perspectiva de juros menos apertados nos EUA

Há 15 horas

Ouro fecha em alta, favorecido por queda do dólar e dos juros dos Treasuries

seloMercados

Ouro fecha em alta, favorecido por queda do dólar e dos juros dos Treasuries

Há 16 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi

O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi

Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos
Minhas Finanças

Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos

Entenda o que é golpe do boleto e como se proteger
Minhas Finanças

Entenda o que é golpe do boleto e como se proteger

ApexBrasil reúne investidores e governos em fórum no Itamaraty

ApexBrasil reúne investidores e governos em fórum no Itamaraty

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais