Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

O cenário externo tem mais um dia de notícias que podem acender o sinal amarelo entre investidores. Na noite de quarta-feira, 24, a agência de classificação de risco Fitch Ratings colocou observação negativa para o rating AAA dos Estados Unidos, em meio ao impasse econômico e político com o teto da dívida dos norte-americanos. Por outro lado, a previsão otimistas de vendas da empresa de tecnologia Nvidia ajuda a sustentar alta nos índices futuros da S&P e da Nasdaq.

Na Europa, dados macroeconômicos indicam que a Alemanha entrou tecnicamente em recessão, deixando as principais bolsas europeias sem uma direção definida. 

Por aqui, a Câmara dos Deputados rejeitou o último destaque apresentado pelo PL ao texto-base do novo arcabouço fiscal. O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), foi mantido e agora segue para votação no Senado.

Hoje, no radar dos investidores locais está a divulgação do IPCA-15 de maio e evento do governo para anunciar medidas de estímulo à indústria automobilística e à venda de carros populares. Para a equipe de análise do Itaú BBA, o IPCA-15 deve registrar alta de 0,64%, com a taxa anual estável em 4,2%, com alimentação sendo um dos destaques.

Desempenho dos indicadores às 7h (de Brasília)

  • Dow Jones futuro (Nova York): -0,15%
  • S&P 500 futuro (Nova York): +0,71%
  • Nasdaq futuro (Nova York): +1,90%
  • DAX (Frankfurt): -0,05%
  • CAC 40 (Paris): -0,13%
  • FTSE 100 (Londres): -0,15%
  • Stoxx 600 (Europa): +0,34%
  • Hang Seng (Hong Kong): -1,93%

Arcabouço fiscal vai ao Senado

A Câmara dos Deputados deu vitória ao Palácio do Planalto e rejeitou o destaque ao projeto de lei do novo arcabouço fiscal que poderia derrubar a permissão para o Executivo abrir crédito adicional para elevar as despesas em caso de boa performance da receita em 2024. De acordo com o relator da matéria, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), a supressão desse trecho poderia trazer um impacto de R$ 26 bilhões para o governo. O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), foi mantido e agora segue para votação no Senado.

Estímulo aos carros populares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciam um novo programa de estímulo à indústria de carros. O objetivo, segundo o governo, é ampliar o acesso a veículos populares e "alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro". Evento de lançamento do programa será no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, 25, data em que se celebra o Dia da Indústria.

Fitch coloca ratings dos EUA em observação negativa

A agência de classificação de risco Fitch Ratings colocou observação negativa para o rating AAA dos Estados Unidos. A agência afirma que aumento do partidarismo político está dificultando o alcance de uma resolução para aumentar ou suspender o limite da dívida.  

"A arrogância em relação ao teto da dívida, o fracasso das autoridades dos EUA em enfrentar de forma significativa os desafios fiscais de médio prazo que levarão ao aumento dos déficits orçamentários e a um crescente fardo da dívida sinalizam riscos negativos para a qualidade de crédito dos EUA", escrevem os analistas da Fitch. 

 

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Nubank anuncia 296 demissões em reestruturação da área de operações
seloMercados

Nubank anuncia 296 demissões em reestruturação da área de operações

Há 22 horas
IPCA de maio aumenta pressão para BC iniciar cortes de juros
seloMercados

IPCA de maio aumenta pressão para BC iniciar cortes de juros

Há um dia
Bolsa abre no feriado? Veja o funcionamento da B3 no Corpus Christi
seloMercados

Bolsa abre no feriado? Veja o funcionamento da B3 no Corpus Christi

Há um dia
Cade aprova acordo que libera aquisição da Garoto pela Nestlé, mais de 20 anos após compra
seloMercados

Cade aprova acordo que libera aquisição da Garoto pela Nestlé, mais de 20 anos após compra

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais