POLÔNIA 2 x 0 ARÁBIA SAUDITA:

Veja como foi a partida da Copa do MundoVeja agora.

Alemanha fecha acordo para nacionalizar Uniper, após corte de gás russo

O governo alemão disse que irá assumir uma fatia de 99% na Uniper e injetar cerca de 8 bilhões de euros na empresa
Maior importadora alemã de gás natural russo até recentemente, a Uniper sofreu fortes perdas após Moscou cortar o fornecimento da commodity nos últimos meses (UNIPER/Exame)
Maior importadora alemã de gás natural russo até recentemente, a Uniper sofreu fortes perdas após Moscou cortar o fornecimento da commodity nos últimos meses (UNIPER/Exame)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 21/09/2022 às 08:00.

A Alemanha fechou um acordo nesta quarta-feira para nacionalizar a gigante do setor de energia Uniper, que foi fortemente afetada pelos cortes de gás natural da Rússia para a Europa.

O governo alemão disse que irá assumir uma fatia de 99% na Uniper e injetar cerca de 8 bilhões de euros na empresa. A participação será comprada do grupo de energia finlandês Fortum Oyj, atual controlador da Uniper.

Maior importadora alemã de gás natural russo até recentemente, a Uniper sofreu fortes perdas após Moscou cortar o fornecimento da commodity nos últimos meses, ao ser obrigada a comprar gás num mercado em que os preços atingiram níveis recordes nos últimos meses.

Em julho, a Alemanha havia se comprometido a assumir uma fatia de 30% na Uniper e oferecer linhas de crédito como parte de um pacote de resgate. Desde então, porém, a crise energética na Europa se agravou, o que tornou as medidas iniciais insuficientes e difíceis de implementar, segundo a Fortum.

A Uniper acumula perdas próximas de 8,5 bilhões de euros relacionadas à questão do gás e já não tem mais condições de cumprir seu papel de fornecedor de energia como empresa privada, acrescentou a Fortum.

Por volta das 5h15 (de Brasília), a ação da Uniper sofria um tombo de 19% na Bolsa de Frankfurt, enquanto a da Fortum saltava 14% em Helsinque. (FONTE: DOW JONES NEWSWIRES)