Exame Logo

Ações europeias sobem com aposta sobre emprego nos EUA

O apetite por ações foi prejudicado por incertezas sobre a crise da dívida da Espanha

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 08h14.

Londres - As ações europeias registravam alta nesta sexta-feira, mantendo-se dentro da variação recente, ao passo que expectativas de que dados de emprego dos Estados Unidos podem impulsionar o sentimento compensavam preocupações contínuas com a crise da dívida europeia.

As ações de recursos básicos e de petróleo e gás lideravam os ganhos, com o mercados esperando que os dados de emprego fora do setor agrícola dos Estados Unidos, cuja divulgação está prevista para às 9h30 (horário de Brasília), mostrem que a maior economia do mundo está se recuperando.

Veja também

Espera-se que tenham sido criados 113 mil postos de trabalho no mês passado, apesar da previsão de a taxa de desemprego ter aumentado para 8,2 por cento ante 8,1 por cento em agosto.

"Uma leitura boa dos dados de emprego pode ajudar as ações alemãs, francesas ou britânicas, mas a Itália e a Espanha estão mais focadas nos problemas europeus, portanto se há problemas na Espanha, eles ficarão para trás", disse um operador.

O apetite por ações foi prejudicado por incertezas sobre a crise da dívida da Espanha , uma vez que Madri hesita em pedir o resgate que abriria caminho para o apoio monetário do Banco Central Europeu (BCE).

Às 7h59 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,7 por cento, para 1.108 pontos. O índice de blue chips da zona do euro Euro STOXX 50 avançava 1,05 por cento, para 2.511 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame