Alpargatas recua 4% após compra de participação em americana Rothy's
Transação foi considerada cara por parte dos investidores e dos analistas, mas há casas que mantiveram a recomendação de compra
Havaianas, da Alpargatas | Foto: Havaianas/Divulgação (Havaianas/Divulgação)
21 de dezembro de 2021, 19h38
As ações da Alpargatas (ALPA4), dona da Havaianas, recuaram 4,37% na B3 nesta terça-feira, 21, após a companhia anunciar acordo para compra de 49,99% da empresa americana Rothy's, que produz roupas a partir de materiais reciclados. Na cotação mínima do dia, os papéis chegaram a cair 11%.
A Alpargatas vai pagar 475 milhões de dólares por uma fatia na companhia, avaliando a Rothy's em 800 milhões de dólares (antes do investimento), de acordo com um fato relevante ao mercado divulgado na véspera. A operação foi considerada cara por parte dos investidores e dos analistas, o que acabou penalizando a ação.
Apesar das quedas, a transação é “cautelosamente positiva” na opinião dos analistas do Bradesco BBI — a cautela vem do fato de que a Rothy’s não é uma marca com a qual os analistas em geral estejam familiarizados. Ainda assim, a primeira avaliação é a de que a aquisição é complementar ao negócio da Alpargatas além de aumentar sua participação nos Estados Unidos, maior mercado consumidor do mundo.
"Dito isso, existem alguns pontos de interrogação, como: qual o tamanho que a marca pode se tornar? A marca terá sucesso fora dos EUA? Como são os níveis de lucratividade atuais e futuros? A marca se tornará “icônica” [um dos principais testes que a administração da Alpargatas definiu para o M&A]? Também argumentaríamos que faria sentido financiar uma parte maior da aquisição com dívida em vez de capital, pois tornaria a estrutura de capital da empresa mais eficiente", avaliam os analistas em relatório.
O BBI mantém a recomendação de compra para o papel, que é uma das apostas principais da casa para o setor. O preço-alvo é de 58 reais — o que representa um potencial de valorização de 50% em relação ao preço de fechamento da véspera.
Analistas da XP Investimentos também enxergam o negócio como positivo, já que é o primeiro passo da Alpargatas para se tornar global, mas admitem que a avaliação da operação pode parecer cara para uma marca relativamente pequena como a Rothy's.
"A transação pode parecer cara. No entanto, a Rothy’s tem uma proposta de valor e custo de capital bastante diferente, sendo mais comparável com empresas como a Allbirds", escreveram eles. A XP manteve recomendação de compra para a ação.
(Com a Reuters)
Últimas Notícias
Caso Americanas: crise dos R$ 20 bi e recuperação judicial trazem impacto nas vendas de parceiros
Há menos de um minuto • 1 min de leituraMinerva (BEEF3) compra BPU Meet e se torna a maior produtora de carne bovina do Uruguai
Há menos de um minuto • 1 min de leituraHaddad na Febraban, PIB da Europa, prévia da Vale, Minerva, Oncoclínicas e o que mais move o mercado
Há menos de um minuto • 1 min de leituraPrévia operacional da Vale (VALE3): o que esperar da produção da mineradora no 4º tri?
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais