Invest

Ação que mais subiu no trimestre avançou quase 27%; veja maiores altas do período

Ibovespa acumula queda de 1,3% nos três últimos meses; índice subiu 0,71% em setembro

Ibovespa, principal índice da B3, subiu 1,3% no trimestre (Germano Lüders/Exame)

Ibovespa, principal índice da B3, subiu 1,3% no trimestre (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 18h58.

Última atualização em 29 de setembro de 2023 às 19h00.

As ações da Prio (PRIO3), ex-PetroRio, foram a maior alta do Ibovespa no terceiro trimestre, com ganhos de 26,8% no período. Os papéis foram beneficiados pela alta do petróleo. 

O petróleo Brent, referência global para a commodity, subiu 27% no trimestre acompanhando o aperto na oferta. Arábia Saudita e Rússia anunciaram no início do mês que vão estender até o fim do ano os cortes voluntários da oferta de petróleo bruto para elevar os preços, e a notícia tem impulsionado a cotação do barril.

“Depois de um primeiro semestre difícil, o petróleo teve uma alta bem considerável, chegando quase em US$ 100. É a explicação principal por trás das altas de Prio e Petrobras”, avaliou Gustavo Cruz, analista da RB Investimentos. As ações da estatal também ficaram entre os maiores destaques de alta do mês, subindo até 21,7%.

“No caso de Petrobras, a condução da nova gestão da companhia também surpreendeu positivamente o mercado, com anúncios de política de preços e dividendos vindo melhores do que o esperado. É uma companhia que continua com valuation atrativo, e estes eventos vindo melhores do que o esperado, animaram os investidores”, acrescentou Bruna Sene, analista da Nova Futura Investimentos.

Entre as maiores altas do índice, também estiveram as ações do Suzano (SUZB3) e da São Martinho (SMTO3), que subiram 22,7% e 17,7%, respectivamente, no trimestre. O Ibovespa, principal índice da B3, subiu 0,71% no período. Veja abaixo as maiores altas da janela entre junho e setembro:

Veja também

Acompanhe tudo sobre:PrioAçõesPetróleoPetrobras

Mais de Invest

Azul firma acordos de R$ 3 bi com arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos

Petrobras bate recordes de produção em refinarias no terceiro trimestre de 2024

‘Woodstock da eletrificação’: Por que o Investor Day da WEG (WEGE3) animou os investidores

Gerdau avança no corte de custos e BTG afirma que ‘cada centavo conta’