Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Petrobras perde posto de maior valor de mercado para Vale; preço do barril não terá arbitragem

Plataforma P-52 deixa estaleiro rumo à Bacia de Campos: Petrobras perde pódio para Vale pela primeira vez em três anos (.)

Plataforma P-52 deixa estaleiro rumo à Bacia de Campos: Petrobras perde pódio para Vale pela primeira vez em três anos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 09h41.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Petrobras perde posto de maior valor de mercado para Vale. A Petrobras (PETR3); (PETR4) perdeu na quarta feira (19) o posto de maior empresa da América Latina para a Vale (VALE3); (VALE5). A troca  foi motivada pela forte queda de 25% das ações da estatal brasileira este ano por conta das incertezas da capitalização. O valor de mercado caiu 94 bilhões de reais, para 253,132 bilhões de reais este ano.

2 - Preço do barril não terá arbitragem. Ao contrário da praxe do mercado, o governo não vai recorrer a uma arbitragem internacional para resolver a divergência entre a Petrobrás e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) sobre o preço do barril de petróle o base para a capitalização da estatal pela União.Técnicos do governo estão reunidos no Rio de Janeiro para tentar chegar a um número de consenso.

3 - Governo vai estimular setor financeiro privado a substituir o BNDES. O governo lança dentro de, no máximo, 45 dias, pacote de incentivos ao sistema financeiro para estimular empréstimos privados de longo prazo a projetos empresariais, especialmente de infraestrutura. As medidas podem incluir mecanismos relacionados a tributos, compulsórios, debêntures, securitização e recebíveis imobiliários, entre outros.

4 - IPC-A-15 tem deflação  DE 0,05% em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou deflação de 0,05% em agosto, após recuar 0,09% um mês antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto de 2009, no entanto, houve variação positiva de 0,23%.

5 - Bolsas da Europa abrem a sexta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta sexta-feira, depois de terem encerrado o pregão passado em queda, por conta da divulgação dos indicadores norte-americanos, o que esfriou os ânimos dos investidores.

6 - Equity International reduz participação na Gafisa a 5,7%. A Equity International, do bilionário norte-americano Sam Zell, anunciou nesta quinta-feira a venda de aproximadamente 2,7 milhões de recibos de depósitos de ações (ADRs) da Gafisa por cerca de 37 milhões de dólares. Com essa transação, passa a deter 5,7% de participação na construtora e incorporadora.

7 - Mastercard movimenta 29 bilhões na América Latina no segundo trimestre. A bandeira de cartões MasterCard anunciou hoje resultados do segundo trimestre de 2010, com crescimento de dois dígitos no faturamento e no volume de compras na América Latina e Caribe. Entre os meses de abril a junho, os cartões da bandeira fizeram 685 milhões de transações de compra e saque.

8 - Financial Times: eleições no Brasil preocupam pouco o investidor estrangeiro. O jornal Financial Times publicou nesta sexta-feira uma reportagem que compara as eleições de 2002 com a atual. Para a publicação, a corrida presidencial de hoje revela pouco sinal de preocupação para os investidores estrangeiros.

9 - CVM avaliará transparência da operação da Petrobras. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá avaliar a operação de cessão onerosa da Petrobras, afirmou na quarta-feira (19) a presidente da autarquia, Maria Helena Santana. A análise será feita como uma operação entre partes relacionadas, já que o governo é o principal acionista da companhia.

10 - Crise consolida Brasil como oitava economia mundial. A crise espanhola permitiu que o Brasil se firmasse na oitava posição entre as maiores economias do mundo. Com base em números oficiais, o jornal econômico espanhol Expansion revelou que o ranking das maiores economias foi bastante modificado com a crise global.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBNDESbolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

O que está acontecendo com a Intel? Desvalorização de US$ 188 bi, demissões e venda de divisão

Selic: Aposta de alta de 0,5 p.p. perde força após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA

4 fatores que podem agravar (ou melhorar) a economia americana, segundo a Gavekal

Banco Daycoval compra BMG seguros em busca de diversificação

Mais na Exame