Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Prazo para divulgação do preço do barril do pré-sal termina hoje; Itaú e BNDES vão financiar Mercosul

Papéis da petrolífeira podem oscilar com ansiedade do investidores pela definição do preço do barril (.)

Papéis da petrolífeira podem oscilar com ansiedade do investidores pela definição do preço do barril (.)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2010 às 10h49.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Prazo oficial para divulgação do preço por barril do pré-sal termina hoje. O preço dos barris de petróleo envolvidos na cessão onerosa da Petrobras (PETR3, PETR4) será divulgado até esta segunda-feira, dia 23 de agosto, segundo o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann em entrevista na última segunda-feira (16).

2 - Itaú e BNDES vão financiar Mercosul. A filial do Itaú (ITUB3) (ITUB4) na Argentina assinou hoje com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o primeiro contrato da linha de financiamento para a compra de máquinas e equipamentos brasileiros por meio de instituições financeiras no exterior. A linha é uma nova modalidade de crédito para operações de pós-embarque.

3 - Vale e Sinochem abordam Potash para possíveis negociações, diz Bloomberg. A Potash foi abordada pelo grupo chinês Sinochem e pela brasileira Vale (VALE3) (VALE5)em meio à tentativa da empresa canadense de impedir a oferta hostil de 39 bilhões de dólares feita pela BHP Billiton, informou a Bloomberg nesta segunda-feira.

4 - Conselho da OGX propõe cisão de 70% dos blocos na Bacia de Campos. OGX (OGXP3), do empresário Eike Batista, divulgou na sexta-feira (20) a ata de uma reunião do Conselho de Administração na qual foi aprovada uma cisão parcial da companhia. A OGX Ltda, subsidiária da companhia, será dividida de forma que 70% dos ativos referentes a blocos de exploração na Bacia de Campos sejam transferidos para a OGX Campos Petróleo e Gás S.A, também subsidiária da OGX.  

5 - IPC-S tem deflação de 0,17% na 3ª prévia do mês. O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) registrou queda pela nona semana consecutiva. Segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador registrou deflação de 0,17% até a quadrissemana encerrada em 22 de agosto.

6 - Mercado não acredita mais na subida dos juros. Os economistas do mercado financeiro mudaram de ideia e passaram a acreditar que não haverá mais elevação na taxa básica de juros neste ano. Segundo o relatório de mercado, a pesquisa Focus, documento divulgado nesta segunda-feira (23), a taxa deverá permanecer inalterada nos atuais 10,75% ao ano até o fim de 2010.

7 - Austrália divide parlamento e desestabiliza mercado. Os dois maiores partidos da Austrália tentavam atrair parlamentares independentes depois que as eleições deixaram o país com a possibilidade de ter seu parlamento dividido pela primeira vez desde 1940. Em meio à incerteza, os mercados financeiros devem recuar.

8 - Bolsas da Europa começam a semana em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta segunda-feira, depois de terem encerrado em queda o último pregão da semana passada, por conta das preocupações sobre o crescimento da economia mundial

9 - Indicadores americanos mantêm o tom pessimista da semana. Os números fracos da economia americana, que já esfriaram as bolsas mundiais nos últimos pregões, reacendem o pessimismo para os últimos dias de agosto. O destaque vai para as vendas de casas existentes, às 11 horas de Brasília na terça-feira (24) e para a segunda prévia do PIB americano no segundo trimestre na sexta-feira (29) às 9h30.

10- Premiê e BC japonês discutem iene, mas não adotam medidas. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, e o presidente do Banco Central, Masaaki Shirakawa, discutiram o iene e concordaram em trabalhar juntos, durante uma conversa por telefone nesta segunda-feira. Durante a conversa, Kan não pediu que o banco central afrouxe ainda mais a política monetária. 

 

Leia mais da Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AçõesBancosbolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFinançasGás e combustíveisIndústria do petróleoItaúItaúsaMineraçãoOGpar (ex-OGX)PetrobrasPetróleosetor-financeiroSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

25 ou 50 pontos: queda de juros nos EUA vem aí; a grande questão é a magnitude

Azul (AZUL4) dispara mais de 10% após confirmar que negocia dívida com credores

Acordo de US$ 150 mi decepciona e Embraer cai quase 5% na bolsa

Petrobras firma Ibovespa no azul em dia de tensão antes da Super Quarta