Como não perder dinheiro em tempos de crise?

Investir em tempos de crise pode parecer desafiador, mas tudo vai depender do seu perfil de risco

Para não perder dinheiro em tempos de crise, o investidor precisa manter a calma e reavaliar seus objetivos e prazos. Caso não precise do dinheiro no curto ou médio prazo, o melhor é não se desfazer de aplicações e nem realizar prejuízos. Isso porque as crises são cíclicas e o mercado tende a se recuperar com o tempo.

Portanto, para não realizar perdas, é preciso ter inteligência emocional e paciência, já que o mercado levará um certo tempo para se recuperar. E, como nenhuma crise é igual a outra, não é possível precisar exatamente o prazo dessa recuperação. 

Quer aprender mais? Conheça o Manual do Investidor da EXAME Academy

Formas de proteger seus investimentos

De qualquer maneira, existem estratégias para proteger os investimentos, como a diversificação de carteira. Como os ativos se comportam de maneiras distintas e estão expostos a riscos diferentes, a diversificação pode garantir uma rentabilidade mesmo em períodos de crise. Mas, para isso, é importante que os ativos que compõem a carteira sejam descorrelacionados, ou seja, não tenham relação direta entre si. 

Outra estratégia de proteção é o chamado hedge, que neutraliza, de certa forma, as oscilações de um investimento ou de uma operação, principalmente aqueles relacionados às variações do câmbio e dos preços de commodities

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.