Acompanhe:

Com curso e miniempresa, Unipar desenvolve jovens de baixa renda

Ação da Unipar é parte do Projeto Pescar e conta com investimento de 400 mil reais por turma formada

Modo escuro

Continua após a publicidade
Unipar capacita jovens em vulnerabilidade social (Lucas Kloppel - LH3 produções/Reprodução)

Unipar capacita jovens em vulnerabilidade social (Lucas Kloppel - LH3 produções/Reprodução)

M
Marina Filippe

Publicado em 22 de junho de 2022 às, 11h00.

A fabricante de cloro, soda e PVC Unipar definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares do Investimento Social Privado nos próximos 10 anos, a partir do avanço da diretriz de sustentabilidade da empresa.

Segundo a Unipar, a transformação ocorre a partir do Curso Socioprofissionalizante de Produção Industrial, com carga horária total de 800 horas. Além disto, a grade horária do projeto está dividida em quatro frentes: Desenvolvimento Pessoal e Cidadania, Base comum profissional, Base comum do eixo e Temas específicos.

Fazem parte dessas frentes aulas como relacionamento interpessoal e grupal, família, sustentabilidade, empreendedorismo, gestão da qualidade, informática, matemática fundamental e aplicada, gestão da produção, tecnologia dos materiais, máquinas industriais e processos de produção, introdução à eletricidade e soldagem, entre outras aulas.

Projeto Pescar

A Fundação responsável pelo Projeto Pescar foi criada em 1995, com o objetivo de expandir e consolidar um programa de formação socioprofissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens. Mais de 33 mil jovens já se beneficiaram do programa desenvolvido em parceria com empresas e organizações, norteado por princípios comunitários em diversos estados do Brasil e até mesmo em outros países, como Angola, Argentina e Paraguai.

“Investir em capacitação socioprofissional e contribuir com a formação de cidadãos é sinônimo de gerar valor com sustentabilidade, colaborando para a construção de um futuro melhor para as pessoas que residem nas comunidades no entorno das nossas unidades e em demais áreas do país”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Em 2021, 19 alunos concluíram o curso e agora uma nova turma está em formação. Atualmente, o curso acontece na unidade da Unipar em Santo André e conta com uma grade curricular desenvolvida pela Fundação Projeto Pescar. O funcionamento acontece exclusivamente por meio dos voluntários da empresa e voluntários externos, que aplicam tanto as aulas teóricas como as práticas ao final.

O curso acontece presencialmente de segunda a quinta-feira e de forma híbrida as sextas-feiras, com a turma dividida em duas, contando com apenas uma delas de forma presencial e a outra remotamente. A primeira turma que teve início em 2021, se formou 100% de forma remota.

Para cada aluno é disponibilizado um tablet e um chip com acesso à internet para que os jovens consigam ter acesso ao curso, além de uma cesta básica mensal, vale transporte e seguro de vida. A alimentação é oferecida na própria unidade, contando com café da manhã e almoço. O curso tem duração de aproximadamente 12 meses.

Miniempresa 

Outra atividade programada durante o curso é a criação de uma miniempresa e aulas de empreendedorismo. Os cargos são divididos entre os jovens, possibilitando a comercialização de seus produtos por meio de um stand de vendas na frente do refeitório, onde existe um fluxo maior de pessoas, ou pela internet.

A ação acontece exclusivamente na unidade da Unipar em Santo André. A turma deste ano, por exemplo, definiu que todo dinheiro arrecadado com a miniempresa será destinado a uma ONG de proteção animal.

Voluntariado 

O Projeto Pescar é feito por voluntários da Unipar e das empresas contratadas, que compartilham experiências pessoais e profissionais, ensinam habilidades técnicas e sociais, ajudando a despertar e aprimorar as competências dos jovens participantes.

O programa de voluntariado da Unipar conta com 65 pessoas de diversas unidades da companhia. Eles participam de forma remota, com a única exigência que saibam falar português em um nível mínimo que facilite o entendimento dos jovens.

Os Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs) das unidades da Unipar também auxiliam a realização de projetos nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, todos definidos juntamente com seus membros e colocados em prática para melhorias nas comunidades do entorno.

Leia também 

Últimas Notícias

Ver mais
Millennials devem ser a geração mais rica de todos os tempos, indica pesquisa
Economia

Millennials devem ser a geração mais rica de todos os tempos, indica pesquisa

Há 3 semanas

Cigarros eletrônicos e alcoolismo na adolescência serão temas de audiências públicas no Senado
Brasil

Cigarros eletrônicos e alcoolismo na adolescência serão temas de audiências públicas no Senado

Há 3 semanas

Unipar troca CEO às vésperas de começar um dos maiores ciclos de investimentos de sua história
seloMercados

Unipar troca CEO às vésperas de começar um dos maiores ciclos de investimentos de sua história

Há um mês

Quais são as melhores empresas para trabalho de jovem aprendiz, segundo estudo do CIEE
seloCarreira

Quais são as melhores empresas para trabalho de jovem aprendiz, segundo estudo do CIEE

Há 3 meses

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais