6 dicas para usar bem o seu dinheiro nas compras de fim de ano

Confira como fazer um bom uso do 13º salário e bonificações pensando nas festas de dezembro e nas contas de janeiro
É importante montar um planejamento sobre como usar o dinheiro extra de 13º e bonificações nas compras de fim de ano (Brendan McDermid/Reuters)
É importante montar um planejamento sobre como usar o dinheiro extra de 13º e bonificações nas compras de fim de ano (Brendan McDermid/Reuters)
Por Da RedaçãoPublicado em 16/12/2021 14:30 | Última atualização em 16/12/2021 13:17Tempo de Leitura: 5 min de leitura

Fim de ano traz sempre aquele clima de festas e confraternizações. Outra coisa típica dessa época é uma renda extra no orçamento, originária de benefícios como 13º salário, bonificações e participações no lucro de empresas. No entanto, se o valor adicional não for usado com consciência, pode acabar prejudicando o orçamento mais do que ajudando – principalmente se considerarmos que logo a frente está o mês de janeiro, marcado por contas extras como IPVA, IPTU e despesas escolares.

Para não se prejudicar, é importante montar um planejamento sobre como usar esse dinheiro extra nas compras de fim de ano (e a renda recorrente também). Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a aproveitar financeiramente bem o fim de ano e não se enrolar com as contas de janeiro.

Conheça o cartão de crédito BTG+ Black Modular e personalize o seu cartão de crédito de acordo com as suas necessidades

Confira abaixo:

1 - Organize-se e planeje o uso do dinheiro 

Planejar é a chave para não se enrolar com as contas de fim de ano, nem se empolgar demais com a renda extra e acabar não aproveitando bem o valor. O objetivo do planejamento não é não comprar, mas criar uma estratégia para os gastos. Confira se o valor recebido é o suficiente para tudo o que precisa comprar e pagar. Caso não seja, reveja sua lista de compras. Cuidado com os parcelamentos, afinal, essa renda extra costuma entrar apenas no final do ano.

2 - Quite suas dívidas 

A tentação de comprar pode ser grande, mas se você tiver dívidas, é um bom momento para quitá-las ou reduzi-las. Mesmo que o dinheiro do 13º ou bônus não seja todo destinado ao pagamento das dívidas, você pode se organizar para negociá-las e pagar ao menos parte delas.

3 - Não se esqueça das contas de janeiro

Apesar de dezembro ser o mês das festas e comemorações, não se esqueça de que janeiro vem logo em seguida e traz várias contas extras como IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares. Organize-se e, se possível, reserve parte da renda extra de dezembro para as despesas do início do ano.

Conheça o Black Modular e personalize o seu cartão de crédito de acordo com as suas necessidades

4 - Cuidado com as taxas 

É comum que, na empolgação das compras do fim do ano, o consumidor não lembre de olhar para taxas de instituições financeiras e de cartões de crédito. Essa desatenção pode levar ao pagamento de altas tarifas, que muitas vezes não são revertidas em benefícios ao cliente. Analise as taxas do seu cartão e busque opções que mais se adequem à sua necessidade. Uma alternativa é o cartão Black Modular do BTG+, que oferece a possibilidade de o cliente escolher quais benefícios quer contratar.

5 - Pense na reserva de emergência

Se você não tem dívidas, um destino recomendado para os valores de fim de ano é a reserva de emergência. É a oportunidade de começar a guardar uma quantia para momentos de imprevistos. O valor recomendado para uma reserva de emergência é entre seis meses e um ano da sua renda. Pode ser que os extras de dezembro não sejam suficientes para montar toda a sua reserva, mas já dá para começar.

6 - Aproveite a renda extra 

A dica final é: use o seu dinheiro extra. Considerando o seu planejamento e todas as dicas acima, compre algo que queira, use o valor para presentear amigos e familiares, faça uma viagem ou realize outro desejo. Afinal, é preciso aproveitar e colher os frutos do seu trabalho.

Não pague taxa desnecessária: saiba como escolher apenas os benefícios que você quer para o seu cartão de crédito

Conheça o cartão Black Modular 

Uma das coisas que merecem atenção não só no fim do ano, mas em todos os meses, são as taxas de cartão de crédito. Diversas instituições fazem cobranças abusivas e o cliente nem ao menos sabe pelo que está pagando. A solução é buscar um cartão que atenda exclusivamente às suas necessidades.

Essa função pode não ser tão fácil, porque as instituições financeiras possuem cartões com benefícios pré-definidos. Pensando nessa dificuldade, o BTG+ (banco digital do BTG Pactual) disponibiliza cartão de crédito Black Modular. A grande vantagem do produto é que o cliente pode montar um cartão de crédito apenas com os benefícios que desejar e fizer sentido para ele.

A mensalidade muda de acordo com os benefícios que adicionar ao seu cartão. É uma opção totalmente personalizada e a primeira do mercado com este conceito modular.

Quero conhecer o cartão Black Modular do BTG+ e escolher os benefícios adequados para mim

Alguns dos benefícios disponíveis para escolha são:

Invest+

Com a ferramenta Invest+, 1% dos seus gastos no crédito são devolvidos para você como investimento no fundo que mais combina com você: renda fixa, ESG ou bitcoin.

Programa de pontos

Com essa opção, seus gastos geram pontos automaticamente no programa parceiro que você escolher: Dotz, Esfera ou Livelo.

IOF Especial

Com esse benefício, o BTG+ cobre a diferença do custo entre trocar dinheiro em casas de câmbio e usar o cartão de crédito no exterior. Ao usar o cartão de crédito BTG+ Black na viagem, você recebe de volta 5,28% das compras na fatura. Assim, sua compra internacional tem o mesmo valor que você pagaria usando dinheiro em espécie.

Lounge Key

O benefício do Lounge Key permite que você tenha 4 acessos gratuitos em mais de mil salas VIP em aeroportos no mundo todo. Com ele, você ainda aproveita ofertas de refeições, descontos em lojas participantes e spas disponíveis.

Clique aqui e conheça o cartão Black Modular do BTG+

Veja Também

Leilão oferece imóveis e veículos com até 50% de desconto
Minhas Finanças
Há uma semana • 2 min de leitura

Leilão oferece imóveis e veículos com até 50% de desconto

Inflação pessoal: como calcular a perda real do poder de compra
Minhas Finanças
Há uma semana • 4 min de leitura

Inflação pessoal: como calcular a perda real do poder de compra

Feirão de imóveis oferece descontos de até 88%
Mercado imobiliário
Há uma semana • 1 min de leitura

Feirão de imóveis oferece descontos de até 88%

Brasileiro gasta 14% a mais em transportes, segundo pesquisa do PicPay
Minhas Finanças
Há uma semana • 2 min de leitura

Brasileiro gasta 14% a mais em transportes, segundo pesquisa do PicPay