Black Friday 2020 gera 7.980 reclamações no Reclame Aqui

Problemas de anos anteriores se repetem na mesma proporção. A novidade são produtos não entregues

Na reta final da edição deste ano da Black Friday, de quarta-feira, 25, até 18h desta sexta-feira, 27, 7.980 reclamações foram registradas pelos consumidores no Reclame Aqui, uma média de 143 reclamações por hora desde o início do monitoramento.

O levantamento mostra que o consumidor enfrenta os mesmos problemas dos últimos cinco anos: propaganda enganosa, problemas na finalização da compra e divergência de valores. Propaganda enganosa continua disparado na frente, como ocorre desde 2015, mas com 27,1% das reclamações nestes ano.

As dívidas tiram o seu sono e você não sabe por onde começar a se organizar? A EXAME Academy mostra o caminho

Principais problemas da Black Friday - Reclame Aqui Principais problemas da Black Friday – Reclame Aqui

Principais problemas da Black Friday – Reclame Aqui (Reclame Aqui/Reprodução)

No entanto, o monitoramento mostra uma novidade em 2020: produto não entregue. A queixa fica na 4ª posição no ranking, e soma 8,77%% das reclamações. Segundo a plataforma, isso indica que muitas empresas podem ter oferecido prazos de envio para o mesmo dia ou o dia seguinte à compra que não puderam ser cumpridos, causando frustração nos consumidores.

Para evitar problemas, o Reclame Aqui aconselha conferir bem os detalhes do preço e frete na hora de fazer o checkout de compra e prestar atenção nas condições da oferta para evitar dor de cabeça.

A média de descontos ficou em 25% nesta Black Friday. Anúncios com valores superiores foram raros, segundo a plataforma.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.