B3 fecha pela última vez em feriado municipal

Nova regra sobre dias de funcionamento entra em vigor a partir de 2022

Em função do Aniversário de São Paulo, não houve pregão nesta segunda-feira, 25, na B3, sediada na cidade. Esta, porém, foi a última vez que a bolsa brasileira se manteve fechada em um feriado municipal.

Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores

Isso porque a partir de 2022, a B3 seguirá apenas o calendário nacional, passando a desconsiderar os feriados municipais e estaduais. Até lá, a bolsa ainda irá fechar em 9 de julho, quando o estado de São Paulo celebra o dia da Revolução Constitucionalista. Já o Dia da Consciência Negra, que será o segundo e último feriado da cidade de São Paulo do ano, irá cair em um sábado.

A decisão sobre a mudança foi tomada no ano passado, pouco após o adiantamento do feriado municipal de 20 de novembro (dia da Consciência Negra) provocar uma confusão no mercado financeiro. 

Na época, bancos, corretoras e gestoras chegaram a escrever uma carta conjunta dizendo que a alteração de última hora poderia provocar "grande risco sistêmico”

A B3, contudo, afirmou que a mudança procura se alinhar às práticas do mercado internacional, em que, de forma geral, as bolsas fecham apenas em feriados nacionais.

Além de aumentar a quantidade de pregões no ano, as novas regras também devem gerar um maior alinhamento no câmbio, já que o mercado de dólar futuro segue o calendário da B3 e o de dólar à vista, o nacional. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.