10 planilhas para controlar o orçamento e os investimentos em 2021

É hora de cumprir a promessa de Ano Novo e começar a manter as finanças em ordem. Apps, sites e planilhas gratuitos podem te ajudar

Controlar melhor os gastos e olhar de perto os rendimentos de sua carteira de aplicações está entre suas metas para 2021? Então comece a cumprir o seu objetivo baixando um aplicativo no celular ou acesse ferramentas no computador que ajude a listar o que entra e o que sai. Dessa forma fica mais fácil cortar despesas e realizar mudanças nas aplicações.

O Ibovespa bateu o recorde histórico de 120 mil pontos. Saiba como aproveitar o vaivém da bolsa com a EXAME Research

Não faltam opções de ferramentas virtuais nas lojas de smartphones. E engana-se quem pensa que a tarefa é cansativa e deve ser feita manualmente. Alguns apps, como o Guiabolso e o integrados Gorila, puxam de forma automática os dados da conta corrente, gastos no cartão de crédito e investimentos da corretora ou do banco.

A seguir, listamos 10 aplicativos e planilhas para ajudar a manter o orçamento e os investimentos sob controle:

Kinvo

O Kinvo cadastra investimentos distribuídos por corretoras e bancos e permite acompanhá-los de forma mais simples e centralizada. Usuários premium podem cadastrar ativos no exterior, como REITs, ações e ADRs e saber a rentabilidade real da carteira abatida da inflação. Também envia notificações sobre pagamento de proventos e títulos que estão para vencer. O app gratuito está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOs.

Guiabolso

O aplicativo Guiabolso sincroniza todas as despesas automaticamente, puxando as informações dos aplicativos dos bancos, processo que a fintech garante ser seguro. O aplicativo alerta quando o usuário gasta muito (é possível pre-definir quanto se deseja gastar por mês com cada categoria de despesa) e oferece serviços adicionais, como empréstimos pessoais. O app está disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS

Guru

O app Guru permite acompanhar o rendimento de ações, BDRs, ETFs e fundos imobiliários em tempo real espalhados por diversas corretoras. Para isso, basta fornecer o CEI (Canal Eletrônico do Investidor), serviço oferecido pela B3. O app também permite acompanhar índices da B3 e de bolsas no exterior, além de notícias sobre o mercado financeiro. Permite criar notificações sobre fatos relevantes  ou grandes movimentações relacionadas aos ativos na carteira. O app é gratuito e está disponível para aparelhos com sistema Android e iOs.

Organizze

O aplicativo Organizze funciona sem internet e não coleta dados bancários. O app permite categorizar receitas e gastos, mostra relatórios e envia alertas de contas a pagar e a receber. O usuário pode ter dois tipos de conta: uma gratuita e uma paga. Na conta premium é possível criar metas de gastos por mês e incluir mais de uma conta e cartão. O aplicativo está disponível para smartphones Android e iOS.

Real Valor

No app Real Valor é possível acompanhar o rendimento da carteira de investimentos consolidada, importar histórico de transações de forma automática e comparar ativos. É possível também ver em tempo real o impacto das oscilações do mercado nos investimentos. Gratuito, está disponível para os sistemas operacionais Android e iOs.

Minhas Economias

Além de sincronizar dados de contas bancárias, cartões de crédito e investimentos na nuvem, assegurando o backup dos dados, o app Minhas Economias também tem um “gerenciador de sonhos” que ajuda no planejamento pessoal. A ferramenta é gratuita e funciona no computador ou no smartphone, por meio dos aplicativos para Android e iOS.

Gorila

O Gorila consolida investimentos e atualiza seus valores automaticamente, inclusive o de ativos no exterior. Também gera relatórios de rentabilidade da carteira, de ativos agrupados e isolados. Outra funcionalidade é uma lista com pagamento de dividendos, juros e outros proventos. O app pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e iOs

Mobills

O aplicativo Mobills permite categorizar gastos, emitir relatórios na nuvem e inclui gráficos de acompanhamento do fluxo de dinheiro. O usuário pode planejar suas finanças por meio de metas de gastos por categoria, acompanhando a evolução das despesas durante o mês. Gratuito, o app está disponível para Android e iOS

Money Lover

O aplicativo Money Lover permite gerenciar despesas e criar orçamentos. Quando o orçamento limite é atingido, o app envia uma notificação ao usuário. Também lembra das faturas a vencer e oferece um “modo viagem” que facilita a organização do orçamento durante as férias. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS

Idec

A planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é recomendada para quem sabe usar o Excel e pode dedicar tempo para controlar as finanças. A ferramenta permite prever os rendimentos para o mês seguinte e contabilizar contas parceladas por meio de funções matemáticas, gráficos e projeções. Para baixá-la, é necessário um cadastro no site

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.