Inteligência Artificial

Futuro financeiro: por que esse CEO acredita que a IA dominará seu dinheiro?

O líder da Plaid afirma que a integração de chatbots é o futuro e revela que gostaria de ter sua vida financeira "totalmente automatizada" pela IA

A IA não é só para compras: Zach Perret acredita que o ChatGPT deve tomar decisões de investimento e gerenciar o destino do salário dos usuários (Getty Images).

A IA não é só para compras: Zach Perret acredita que o ChatGPT deve tomar decisões de investimento e gerenciar o destino do salário dos usuários (Getty Images).

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 11h50.

O CEO da Plaid, Zach Perret, expressou o desejo de que aplicativos de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, gerenciem completamente suas finanças. Ele acredita que este futuro é muito provável.

"Eu suspeito que o mundo dos aplicativos de chat criará, obviamente, mais opções para os consumidores e sobre como eles vão usá-lo, mas é inevitável que a IA conduza nossas vidas financeiras", disse Perret durante o World Economic Summit da Semafor em Washington, D.C.

Perret, cuja fintech Plaid permite que usuários conectem suas contas bancárias a aplicativos como Venmo, disse confiar na tecnologia para lidar com informações financeiras sensíveis. Contudo, reconhece que nem todos estão prontos para deixar a IA movimentar seu dinheiro.

"Sou super a favor de testar tudo o que é novo e estou disposto a aceitar algum risco para isso", afirmou.

Recentemente, a OpenAI anunciou a integração de vários aplicativos ao ChatGPT, incluindo OpenTable e Instacart. O Walmart, a maior varejista dos EUA, também confirmou a adição de um checkout instantâneo ao chatbot.

Perret considera fácil vislumbrar um futuro em que os usuários confiam o controle total de suas finanças à IA.

"Se o ChatGPT pudesse me permitir movimentar meu dinheiro, se pudesse tomar decisões de investimento por mim, se pudesse descobrir em qual conta bancária meu salário deveria ir, eu daria a ele toda a confiança do mundo", disse.

Em última análise, o objetivo é permitir que a IA assuma tarefas que as pessoas preferem não se preocupar. "Quero que minha vida financeira seja totalmente automatizada e nunca mais quero pensar nisso", concluiu Perret.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialFinanças

Mais de Inteligência Artificial

Anthropic prevê lucro já em 2028; OpenAI só deve ser lucrativa em 2030

Microsoft usará parceria com OpenAI para desenvolver chips de IA próprios

Baidu anuncia novos chips de IA para impulsionar autossuficiência da China

Alibaba planeja reformular app de IA para ser mais parecido com o ChatGPT