Inteligência Artificial

Empresas querem mais investimento em IA generativa em 2024, revela Accenture

Levantamento da consultoria mostra que atendimento ao cliente, finanças e marketing são os setores prioritários para a aplicação de inteligência artificial generativa

accenture (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

accenture (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 6 de novembro de 2023 às 14h09.

Última atualização em 6 de novembro de 2023 às 14h10.

A consultoria Accenture divulgou dados de seu estudo Pulse of Change, indicando que empresas ao redor do globo pretendem expandir os aportes em inteligência artificial (IA) generativa no próximo ano.

A pesquisa, realizada em setembro de 2023, entrevistou 2.207 executivos de alto escalão (C-Levels) de 13 nações diferentes, com o objetivo de entender o impacto da IA generativa nos negócios e perspectivas para o futuro do trabalho.

Segundo o estudo, 85% das companhias consultadas projetam aumentar seus investimentos em IA generativa em 2024, com enfoque maior em áreas como atendimento ao cliente, alcançando 55% das preferências, seguido por finanças (45%) e marketing (41%).

No contexto brasileiro, o relatório revela que, embora a grande maioria das empresas nacionais (99%) reconheça o potencial transformador da IA generativa em corporações e setores diversos, apenas 24% já efetuaram investimentos consideráveis na tecnologia.

Os executivos brasileiros também expressaram preocupações para o ano seguinte, sendo a principal delas a adaptação aos avanços tecnológicos e inovações, como IA e automação, com 65% dos C-Levels evidenciando este desafio.

A preocupação com as mudanças climáticas foi citada por 53% dos entrevistados, enquanto a adaptação às mudanças nos valores e comportamento de consumo dos clientes foi mencionada por 49%, seguida pela escassez de talentos específicos ou habilidades, preocupação de 40% dos respondentes.

Aprenda a usar inteligência artificial:

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialPesquisa

Mais de Inteligência Artificial

Siri mais inteligente: Apple lançará Apple Intelligence no iOS 18.4 em 2025

Hacker teve acesso a mensagens entre funcionários da OpenAI

PMEs lideram adoção de inteligência artificial, diz relatório

Como lidar com as preocupações sobre o uso de IA em tarefas profissionais

Mais na Exame