Inovação

Startup Clicksign lança autenticação de assinatura via PIX

Com o novo recurso, basta enviar qualquer valor na modalidade PIX para que a rubrica seja validada

O Senado aprovou, em setembro, a desburocratização das assinaturas eletrônicas de documentos para ampliar o acesso a serviços públicos digitais (Foto/Reprodução)

O Senado aprovou, em setembro, a desburocratização das assinaturas eletrônicas de documentos para ampliar o acesso a serviços públicos digitais (Foto/Reprodução)

Com as barreiras físicas impostas pela pandemia de coronavírus, o processo de digitalização de cartórios e órgãos públicos foi intensamente acelerado. Uma pena para a burocracia brasileira. Tome-se, como exemplo, o Projeto de Lei de Conversão 32/2020, que desburocratiza a autenticações digitais de documentos, aprovado pelo Senado no dia 1º de setembro e que aguarda análise do Poder Executivo. A PL é só uma das engrenagens para essa digitalização, a outra são as empresas que inovam nesse segmento, e uma delas é a startup Clicksign, de assinaturas eletrônica.

Desde segunda-feira 26, os clientes da Clicksign podem validar os documentos gerados na plataforma mandando um PIX. A empresa já fornecia a opção de autenticação via SMS, e-mail, WhatsApp e foto, mas agora uma transferência bancária de qualquer valor é suficiente para garantir a validação de uma assinatura.  

“O uso do PIX é simples, e resulta em uma assinatura eletrônica com grau de confiança harmônico com o sistema financeiro nacional”, diz o CEO e fundador da Clicksign, Marcelo Kramer.  

Para conseguir implementar o novo recurso, a Clicksign fez um estudo da aplicação junto do Bacen, e atestou que que a novidade garantiria segurança para operações de empresas com atividades diversas, como seguradoras, locadoras de carros, empréstimos financeiros e meio jurídico. 

Investida pelos fundos AstellaRedpoint eVentures e Harvard Business School, a Clicksign tem avançado no mercado apresentando a solução de assinaturas eletrônica para diversos setores, atendendo desde fintechs a exemplo de Geru e Creditas, até bancos como Itaú e BTG. 

Acompanhe tudo sobre:PIXStartups

Mais de Inovação

A revolução silenciosa das EdTechs

Tudo em um só lugar: de olho na experiência do usuário, EXAME apresenta nova homepage

Conheça a iniciativa premiada pela ONU por levar eficiência energética a hospitais

Projetos de arquitetura sustentável geram impacto e ditam tendências

Mais na Exame