Faculdade Exame

Mariana Rico, Coordenadora do MBA Gestão ESG, destaca-se por uma carreira de liderança

Mariana Rico chega à Faculdade EXAME para assumir o desafio de coordenar o novo MBA Gestão ESG e Sustentabilidade

Faculdade EXAME
Faculdade EXAME

Faculdade EXAME

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 18h08.

Última atualização em 29 de agosto de 2024 às 18h09.

Com uma trajetória comprometida com a sustentabilidade corporativa, Mariana Rico se destaca como uma das vozes do ESG no cenário brasileiro. Formada em comunicação social (ESPM) e mestra em sustentabilidade (FGV), Mariana trilhou um caminho diversificado, incluindo atuações no terceiro setor, voluntariado na Índia e contribuições em consultorias e grandes empresas.

Agora, a especialista chega à Faculdade EXAME para assumir o desafio de coordenar o novo MBA Gestão ESG e Sustentabilidade. Em entrevista, Mariana conta sobre sua jornada profissional, o mercado para ESG e as expectativas para esse novo momento. Acompanhe.

A MELHOR ESPECIALIZAÇÃO PARA A SUA CARREIRA EM ESG ESTÁ COM AS MATRÍCULAS ABERTAS! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

A jornada até aqui

A carreira de Mariana no ESG começou em 2007, atuando na GIFE, uma organização do terceiro setor que é a principal referência no Brasil sobre investimento social privado e filantropia estratégica. 

Após sete anos na empresa, Mariana deixou o país para trabalhar como voluntária em um projeto de empoderamento feminino na zona rural da Índia. “Via projetos de microcrédito, que é uma estratégia muito utilizada para combater a pobreza, principalmente na região da Ásia”, relembra. 

Após seu retorno ao país, passou pelo Instituto ATA, pela consultoria de sustentabilidade e inovação social Conteúdo Verde e, nos últimos oito anos, foi executiva em duas das maiores empresas de gestão de resíduos no Brasil, a Estre Ambiental e Orizon Valorização de Resíduos.

Focar na área acadêmica já estava nos planos de Mariana e o convite para ser coordenadora do MBA Gestão ESG e Sustentabilidade chegou na hora certa.

“Eu estava querendo não ter mais uma carreira executiva e queria me dedicar um pouco mais à educação e à consultoria, foi quando a EXAME me fez o convite para ser a coordenadora acadêmica do nosso MBA de gestão ESG”, relata.

Desafios e transformações na área

Ao longo de sua carreira, a mestra em sustentabilidade acompanhou a evolução da responsabilidade social até a consolidação dos princípios ESG. “Eu vivi essa evolução dos próprios termos e compreensões”, conta. 

Nos últimos anos, as empresas estão se preocupando cada vez mais em adotar as diretrizes sustentáveis em seus negócios e operações, visando atender uma nova demanda de mercado que valoriza e prioriza negócios comprometidos com o meio ambiente, sociedade e gestão sustentável. 

Mariana explica que o conceito começou a se tornar mais potente perto dos anos 2020 devido às novas políticas de uma gigante do mercado financeiro.

“O ESG ganhou muita força em 2020, quando o maior fundo de investimento do mundo, a BlackRock, começou a dizer que realmente ele só ia investir em empresas que reportavam e que cuidavam das suas questões ESG. O mercado financeiro comprou muito o ESG e, por isso, ele cresceu de forma tão rápida e tão forte nos últimos anos dentro de todas as empresas’, explica. 

Diante deste cenário, Mariana reforça que “as empresas que não estão olhando para isso de forma intensa, profunda e sistemática correm o risco de ficar para trás. No entanto, as empresas que procuram solucionar os desafios socioambientais porque carregam a responsabilidade ESG em sua essência, vão prosperar”.

Carreira em ESG: uma oportunidade em ascensão

Como especialista em ESG, Mariana identifica uma crescente demanda por profissionais qualificados no mercado brasileiro. A conscientização socioambiental impulsiona empresas a adotarem práticas sustentáveis e transparentes. Ela ainda enfatiza que profissionais de diversas formações podem se especializar em ESG, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

“No mundo de hoje, acho que qualquer profissional, de qualquer área, precisa de alguma forma ser também um profissional de sustentabilidade, ele precisa ter consciência dos desafios planetários que a gente tem e os desafios que a gente vai precisar enfrentar dentro de qualquer organização e de qualquer setor”, conta.

Estão abertas as vagas para a próxima turma do MBA em Gestão ESG e Sustentabilidade, da Faculdade EXAME. Saiba mais aqui!

Ela ainda elenca algumas formações que, embora não pareçam, podem se relacionar com as diretrizes sustentáveis, como administração, direito e contabilidade. “Eu diria que qualquer profissional pode se especializar em ESG, basta ele ter interesse de se aprofundar nessa carreira. Tem um espaço muito grande para recebê-los”, reforça.

É neste contexto que a especialização em Gestão ESG e Sustentabilidade pode ser a porta de entrada para os interessados em ingressar numa carreira com mais propósito e possibilidade de melhores salários. 

Para a coordenadora do curso, a especialização a nível de pós-graduação oferecida pela Faculdade EXAME se destaca dos concorrentes devido à conexão que os conteúdos e especialistas têm com o mercado.

A gente desenhou um MBA que tem um conteúdo acadêmico de ponta, extremamente atualizado, com práticas de mercado atuais. Isso é exatamente o que o profissional de ESG precisa”. 

MBA Gestão ESG e Sustentabilidade

A primeira turma de 2024 do MBA em Gestão ESG e Sustentabilidade da Faculdade EXAME chega com um novo formato de aulas e conta com um corpo docente formado por profissionais atuantes nas principais frentes ESG do país. 

Durante os quatro módulos, os alunos são expostos a disciplinas além da grade curricular regular que complementam o repertório do profissional, como tecnologia, inteligência, inovação e habilidades relacionais e socioemocionais, a fim de capacitá-los para se tornar um líder ESG completo.

Os alunos matriculados também recebem um ano de acesso aos cursos de formação livre ESG: Net Zero, Introdução ao ESG e ESG: Investimentos e a quatro cursos da EXAME Corporate Education, frente de educação corporativa da EXAME. As aulas são 100% online e ficam disponíveis por 12 meses. 

Ao final da formação, todos os alunos serão certificados pela Faculdade EXAME, instituição que possui nota máxima no MEC, e os 10 melhores alunos receberão um cashback.

Funciona assim: os três alunos mais bem avaliados na turma receberão 100% de cashback, e do 4º ao 10º melhor aluno, 50%. Todas as regras poderão ser consultadas no edital disponibilizado pela Faculdade EXAME.

As inscrições para ingressar no MBA Gestão ESG e Sustentabilidade já estão abertas. Clique aqui para saber mais e fazer sua matrícula com uma condição especial.

Acompanhe tudo sobre:Faculdade EXAMEESG

Mais de Faculdade Exame

OPINIÃO: o que o setor de tecnologia pode esperar do novo governo Trump?

Sozinhos, dados não convencem

Conheça o bot no GPT que pode ajudar sua empresa a tomar decisões melhores

O que são aquisições hostis e o que elas significam para o mercado?