Ajuda para sair da crise
Em um cenário de instabilidade econômica, o programa EXAME Mentoria PME auxilia empresários a gerir melhor seus negócios
Modo escuro
O francês Roland de Bonadona, conhecido por ter mudado a hotelaria brasileira, foi um dos mentores de 2018 e ajudou a Linear Engenharia a crescer (Lela Beltrão/Abril Branded Content)
Publicado em 25 de abril de 2019, 16h29.
Desde 2013, a indústria da construção civil nacional sofre com a crise econômica e amarga perdas no resultado do Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos cinco anos, o setor perdeu 3 milhões de empregos, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Rogerio Monteiro, CEO da Linear Engenharia, foi um dos empresários que sentiram a dificuldade na pele e viu na crise o momento decisivo para traçar um diagnóstico e um plano de ação para gerir melhor seu negócio. Foi então que resolveu entrar no programa Mentoria PME, criado pela revista EXAME.
Quem ajudou Monteiro a enxergar os pontos de melhoria de sua empresa foi Roland de Bonadona, executivo conhecido por mudar a hotelaria do país. Francês, ele chegou a São Paulo em 1990 e fez carreira na Accor, onde ficou por mais de quatro décadas. Hoje, é proprietário da Bonadona Hotel Consulting. “Faz parte do meu dever dividir o que tive a chance de aprender, contribuindo com empreendedores que precisam de apoio”, diz o empresário.
O primeiro passo foi conhecer melhor Monteiro e a Linear, que passou os últimos 30 anos realizando obras particulares, como casas de praia, fazendas, prédios, condomínios e concessionárias. “Bonadona detectou os problemas na base da nossa empresa. Nós crescemos sem considerar os princípios básicos da gestão”, conta o mentorado.
A missão, então, era definir os objetivos e organizar os processos sem pular etapa alguma. “O desafio era dar um rumo menos focado no curto prazo, mas mais estratégico para a empresa”, diz Bonadona. “Tentei fazê-lo enxergar os obstáculos e desafios que estavam travando os negócios, além de mapear caminhos para crescer e passar confiança para chegar lá.”
A mentoria, que terminou no início de 2019, já rendeu frutos. Monteiro contratou uma consultoria que vai avaliar as metas de crescimento da Linear e ajudar na trajetória futura. “Ele já estava convencido de que devia mudar. Agora, tem um mapa, as ferramentas e a disposição para fazer essa viagem, que tende a ser de muito êxito”, diz Bonadona. Para o mentorado, a sensação foi de renovação. “Foi um choque de ânimo muito bom ver como outras empresas estão se comportando na crise e conhecer novos métodos de operação.”
Os encontros individuais de Monteiro com seu mentor, combinados com as palestras e aulas de professores da Fundação Dom Cabral, foram essenciais para que esse case viesse a ser de sucesso. Mas outro segredo para dar certo, explica Bonadona, é o diálogo. “O mentorado tem que ser sincero e estar disposto a mudar, se necessário, e o mentor tem que saber escutar e não chegar apenas com soluções prontas”, afirma. Monteiro concorda totalmente. “Você tem que ir com a mente aberta, porque tudo que me foi apresentado foi sensacional.”
As inscrições para a edição de 2019 do programa EXAME Mentoria PME já estão abertas. O início dos encontros será no dia 20 de maio. Para saber mais, acesse mentoria.exame.com.br.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais