Future of Money
Acompanhe:

Warner Bros substitui DVDs por NFTs com experiência imersiva em novo lançamento de Senhor dos Anéis

Edição de colecionador de clássico da saga ganha experiências imersivas através dos tokens não fungíveis para substituir DVDs

NFT terá edição especial de "O senhor dos anéis: a sociedade do anel" (Wingnut Films/Reprodução)

NFT terá edição especial de "O senhor dos anéis: a sociedade do anel" (Wingnut Films/Reprodução)

M
Mariana Maria Silva, com informações do Decrypt

21 de outubro de 2022, 13h20

Com a ascensão dos serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max, o DVD vai se tornando obsoleto. É cada vez menos comum encontrar aparelhos de DVD ou leitores do formato em computadores, por exemplo. No entanto, os serviços de streaming falham em satisfazer as necessidades de colecionadores. Neste sentido, os tokens não fungíveis (NFTs) entram em cena em um novo lançamento da Warner Bros.

Nesta sexta-feira, 21, o estúdio de Hollywood anuncia o lançamento de uma versão de colecionador do filme “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” no formato de NFT. Além de uma versão do filme em 4K, a empresa promete uma experiência imersiva e conteúdos exclusivos.

Esta é a primeira vez que o estúdio oferece seus filmes na forma de NFTs. Desenvolvidos em parceria com a Eluvio, comprar um NFT de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” é, em tese, como comprar um DVD. Dessa forma, o comprador possui o direito de assistir à produção audiovisual.

(Mynt/Divulgação)

Ao invés de obter o acesso ao filme por meio de serviços de streaming, o usuário pode ter uma sensação de propriedade maior sobre o filme, embora o NFT da Warner Bros não conceda os direitos de propriedade intelectual da produção ao comprador.

“Eles são de propriedade e atestados e todo o streaming que você verá com o filme, com os objetos de realidade aumentada, a experiência interativa, os comentários em áudio, tudo isso é autorizado e distribuído diretamente do blockchain do Content Fabric”, disse Michelle Munson, CEO da Eluvio, ao Decrypt. A Eluvio a empresa que desenvolveu os NFTs e hospeda seu conteúdo em seu blockchain, chamado de Content Fabric.

Chamada de “Warner Bros Movieverse”, ou “Filmeverso da Warner Bros” em português, a coleção contará com 10.999 NFTs de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, filme clássico da saga lançado pela primeira vez em 2001.

No momento de compra, serão aceitos cartão de crédito e as criptomoedas USDC, Solana, bitcoin e ether. Haverão dois tipos de NFTs: a edição “misteriosa”, com 10 mil NFTs a US$ 30 cada e a “épica”, com 999 NFTs a US$ 100 cada.

Na “Edição Misteriosa”, o usuário realizará a compra do NFT sem saber qual tipo ele será. Dentre eles, estarão disponíveis edições com base nos locais de The Shire, Rivendell e Mines of Moria no filme. Além da edição digital do filme em 4K, o comprador terá acesso a oito horas de recursos especiais e comentários, além de imagens específicas do local e colecionáveis ​​de realidade aumentada.

A segunda opção é a “Edição Épica”. Estes NFTs incluem galerias de imagens e colecionáveis ​​de realidade aumentada para The Shire, Rivendell e Mines of Moria, além do filme e oito horas de recursos especiais e comentários.

Fim dos DVDs

Entre os motivos citados pela Warner Bros para a decisão de lançar filmes utilizando a tecnologia blockchain, estão a inovação na interação com os fãs, cinéfilos e colecionadores, além da proteção contra a pirataria. Em forma de NFT, a cópia do conteúdo exclusivo é impossibilitada.

“Ainda vendemos produto físico no varejo, mas esse mercado está em declínio. Enquanto isso, a distribuição digital é uma porcentagem muito maior do mercado”, disse Jessica Schell, vice-presidente executiva da Warner e gerente geral da Warner Bros, ao Decrypt. “Temos uma longa história de evolução dos modelos de negócios para atender os consumidores onde eles estão.”

“O filme, por exemplo, ao ser transmitido, é protegido por DRM e esse DRM é implementado pelo blockchain da Eluvio. A autorização para as chaves que compõem o DRM é controlada por meio de contratos de blockchain, o que significa que, se você não possui este NFT, não pode transmiti-lo”, explicou Michelle Munson, ao Decrypt.

As marcas da Warner Bros incluem Middle Earth, uma parte da série O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Game of Thrones, DC, Scooby Doo e desenhos clássicos como Tom e Jerry e Hanna-Barbera.

Embora ainda não tenha confirmado novas iniciativas relacionadas aos filmes em NFT, a Warner Bros. deve precisar se equiparar aos concorrentes em um futuro próximo. Lionsgate, Paramount, AMC e Netflix já lançaram seus tokens não fungíveis este ano para franquias famosas como “Jogos Mortais”, “Star Trek”, “The Walking Dead” e “Stranger Things”.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok