- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Índia pode reconhecer bitcoin como ativo financeiro, diz jornal local
Segundo a publicação, governo deve discutir em julho um projeto de lei que classifica o bitcoin e as criptomoedas como classe de ativos financeiros
Modo escuro
Índia pode reconhecer bitcoin como uma classe de ativo financeiro, diz jornal local (menonsstocks/Getty Images)
Publicado em 10 de junho de 2021 às, 16h40.
Poucos meses depois de ameaçar banir o bitcoin, a Índia pode seguir o caminho oposto. Segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal local "New Indian Express", o país deve classificar a criptomoeda como uma classe de ativo financeiro em breve.
Se a medida for tomada, a Securities and Exchange Board of India (SEBI), autoridade reguladora para títulos mobiliários, ficará responsável por regular as criptomoedas no país. A publicação afirma que o projeto de lei para regulamentar o mercado cripto na Índia poderá ser apresentado na sessão do parlamento que está marcada para julho.
A informações surge poucas semanas depois do banco central local, o Reserve Bank of India (RBI), divulgar comunicado repreendendo bancos que impedem transações relacionadas aos ativos digitais. O diretor do RBI, Shakthikanta Das, entretanto, reiterou que ainda preocupações foram enviadas ao governo em relação às criptomoedas e citou uma circular emitida em 2018, quando o banco central tentou proibir as criptomoedas na Índia e foi proibido de fazê-lo pela Suprema Corte.
“Podemos dizer com certeza que o novo comitê que trabalha sobre as criptomoedas está otimista quanto à regulamentação do setor. Uma nova proposta estará em breve no Gabinete, que analisará o cenário geral e dará o melhor passo à frente. Temos esperança de que o governo adote as criptomoedas e a tecnologia blockchain”, disse Ketan Surana, CFO da Coinsbit e membro da Associação de Internet da Índia, ao "New Indian Express".
Grandes empresas do mercado de criptoativos como as corretoras Kraken, Bitfinex e KuCoin já estudam uma possível entrada no país, na expectativa de que o mercado local, em um país com mais de 1,3 bilhão de pessoas, se torne um dos maiores centros para as criptomoedas no mundo.
Apesar da expectativa sobre a classificação do bitcoin como ativo financeiro, fontes ouvidas pelo jornal indiano acreditam que não há possibilidade de decisões mais agressivas, como aquela tomada pelo governo de El Salvador: “Aceitar o bitcoin como moeda legal é uma boa ideia apenas para aqueles países que não têm moeda própria ou dependem do dólar americano”, disse Hitesh Malviya, especialista em blockchain e criptomoedas, ao jornal indiano.
No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o seu funcionamento. Confira.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Mercado Livre de Energia inaugura uma nova era para as PMEs
O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi
Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.