Pesquisa: 81% das pessoas confiam no Pix, que já movimentou R$ 78 bilhões
Prestes a completar um mês em operação, o Pix já conta com mais de 114 milhões de chaves cadastradas, mas adoção no dia a dia ainda evolui lentamente
Modo escuro
(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Publicado em 15 de dezembro de 2020, 17h52.
Prestes a completar um mês em operação, o Pix parece estar, aos poucos, caindo nas graças dos brasileiros. Já são quase 50 milhões de pessoas cadastradas para usar o sistema e, nesta terça-feira (15), uma pesquisa mostrou que a maioria da população aprova o novo meio de pagamentos do Banco Central: 56% dos entrevistados afirmam estar "muito satisfeitos" com o Pix.
A pesquisa, conduzida pela Toluna, empresa que fornece insights sobre os consumidores, em parceria com o Centro de Estudos em Finanças da FGV (FGVcef), ouviu 831 pessoas de todas as regiões do Brasil. O levantamento constatou também que a segurança do sistema não é uma grande preocupação para os brasileiros: 81% dos entrevistados classificaram o Pix como "seguro", enquanto 19% responderam o contrário.
Uma das facilidades do Pix é a liberdade de fazer e receber transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os entrevistados foram questionados sobre seus hábitos de uso do serviço e constatou que 63% usam o Pix durante e fora do expediente bancário. Outros 15% usam apenas fora do horário bancário, 9% durante o expediente bancário e 12% não têm utilizado o sistema no seu dia a dia.
Uso diário evolui lentamente
Apesar dos dados positivos sobre aprovação, segurança, praticidade, inovação, entre outros, o Pix ainda é pouco utilizado pela maioria das pessoas. Quase 40% dos entrevistados, apesar de terem cadastrado suas chaves Pix, ainda não fizeram ou receberam transferências pelo sistema.
Os números do Banco Central reforçam a teoria de que muita gente, apesar de cadastrada, não utilizou ou utilizou muito pouco o novo sistema de transferências. O Pix registrou, desde o começo de sua operação, em 16 de novembro, até a última segunda-feira (14), 87,5 milhões de transferências, enquanto o sistema tem mais de 114 milhões de chaves e 45,8 milhões de pessoas físicas cadastradas.
Mais de 78 bilhões de reais já foram movimentados pelo Pix neste primeiro mês em plena operação, após a conclusão da fase de testes chamada pelo Banco Central de "Fase de Operações Restritas".
Mais lidas em Future of Money
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais