- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Órgão global de valores mobiliários divulga propostas regulatórias para criptomoedas
O relatório da Organização Internacional das Comissões de Valores fornece uma explicação completa das expectativas regulatórias
Modo escuro
Direito e tecnologia (the-lightwriter/Getty Images)

Publicado em 20 de novembro de 2023 às, 09h35.
A Organização Internacional de Comissões de Valores (IOSCO) — um órgão regulador internacional que supervisiona os mercados globais de valores mobiliários — divulgou seu relatório conclusivo contendo sugestões de políticas para os mercados de criptoativos e ativos digitais (CDA).
As sugestões dentro do relatório desempenham um papel crucial na formulação de uma abordagem regulatória global unificada para enfrentar os riscos substanciais à proteção do investidor e à integridade do mercado apresentados por intermediários centralizados de criptoativos conhecidos como provedores de serviços de criptoativos (CASPs).
- O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Regulação de valores mobiliários
As recomendações específicas e focadas da IOSCO fornecem uma explicação completa das expectativas regulatórias. Segundo o relatório, essas expectativas podem ser atendidas aplicando regras existentes ou criando novas, dependendo da jurisdição. O objetivo é abordar as áreas críticas de danos identificadas nesses mercados.
Segundo o relatório, as recomendações da CDA estabelecem uma base regulatória global distinta e robusta, garantindo que os CASPs adiram aos padrões de conduta comercial aplicáveis nos mercados financeiros convencionais.
As sugestões abordam domínios cruciais, alinhando-se com os objetivos e princípios da IOSCO para a regulação de valores mobiliários e padrões, recomendações e melhores práticas de suporte relevantes. O relatório identifica vários domínios críticos: conflitos de interesse devido à integração vertical, manipulação de mercado, negociação com informações privilegiadas, fraude, custódia, proteção de ativos do cliente, riscos transfronteiriços, cooperação regulatória, risco operacional e tecnológico e distribuição no varejo.
O conselho da IOSCO é composto por 35 reguladores e executivos de alto escalão, como os chefes da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos Estados Unidos, da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, entre outros.
Anteriormente, em 2022, a organização publicou relatórios sobre DeFi, stablecoins e influenciadores. As capacidades de supervisão que a IOSCO recomenda que os reguladores nacionais adquiram incluem canais regulatórios para relatar queixas dos consumidores sobre promoções enganosas e ilegais e processos de rastreamento de evidências para lidar com o ritmo rápido e a natureza mutável das informações online.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok
Créditos
Últimas Notícias
Future of Money
Hackers norte-coreanos roubaram US$ 3 bilhões em criptomoedas nos últimos 6 anos, aponta relatório
Há 3 horas
Future of Money
Carteira recomendada do BTG reforça aposta em bitcoin e cripto que subiu 82% em um mês
Há 4 horas
Future of Money
Drex: Santander faz primeira transação com tecnologia para garantir privacidade
Há 5 horas
Future of Money
Thomson Reuters anuncia assistente de IA generativa para conectar produtos
Há 19 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Unipar é reconhecida como Empresa Pró-Ética
Pós-graduação pode ser alternativa para quem quer dar uma guinada na carreira
Huawei leva tecnologia à Amazônia para preservação ambiental e inclusão digital
Borra de café reciclada vira copo na Argentina e aditivo para concreto na Austrália
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.