'O Reino Unido deve dar as boas-vindas às criptomoedas', diz Liz Truss, nova primeira-ministra

Liz Truss, que venceu as eleições do Partido Conservador no Reino Unido, afirmou postura amigável ao setor de criptomoedas e blockchain
Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido (Chris J. Ratcliffe/Bloomberg/Getty Images)
Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido (Chris J. Ratcliffe/Bloomberg/Getty Images)
C
Cointelegraph BrasilPublicado em 06/09/2022 às 10:32.

Após uma corrida pela liderança do Partido Conservador, a secretária de Estado para Assuntos Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento, Liz Truss, derrotou o ex-chanceler do Tesouro Rishi Sunak e será a próxima primeira-ministra do Reino Unido.

Boris Johnson, que atuou como primeiro-ministro desde 2019, deixará o cargo, deixando Truss como líder do partido. Truss venceu a eleição com 57,4% dos votos dos membros em comparação com 42,6% de Sunak. Truss é Secretária de Estado para Assuntos Estrangeiros, da Commonwealth e Desenvolvimento no Reino Unido desde 2021 e Ministra da Mulher e Igualdade desde 2019, servindo sob três primeiros-ministros.

"Tenho a honra de ser eleita líder do Partido Conservador. Obrigado por confiar em mim para liderar e entregar para o nosso grande país. Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido", publicou Truss em sua conta oficial no Twitter.

Durante seu tempo no cargo, Truss defendeu uma abordagem anti-regulatória para ativos digitais, dizendo que em 2018 o Reino Unido “deveria acolher as criptomoedas de uma maneira que não restrinja seu potencial”. Em sua função de Secretária de Estado do Comércio Internacional, ela também lançou uma rede de comércio digital em 2020 que promove empresas de fintech, entre outras medidas.

(Mynt/Divulgação)

Não está claro como as posições políticas anteriores de Truss sobre criptomoedas podem influenciar suas opiniões no futuro como primeira-ministra, ou se Sunak – que também assumiu posições pró-cripto – terá um lugar em seu gabinete. Ela teria dito na segunda-feira, 5, que tinha "um plano ousado" para cortar impostos e aumentar a economia do Reino Unido. O governo está atualmente considerando caminhos legislativos para regular o papel das stablecoins e cripto no país.

Espera-se que a rainha Elizabeth II nomeie formalmente Truss como a próxima primeira-ministra nesta terça-feira, 6, depois de aceitar a renúncia de Johnson.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok