Future of Money

Mercedes-Benz vai lançar coleção de NFTs criados com inteligência artificial

Maschine Collection será composta por mil criptoativos que serão leiloados e fazem referência a temas como velocidade e indústria automobilística

Mercedes-Benz lançou divisão específica para criação de NFTs (Saulo Pereira Guimarães/Site Exame)

Mercedes-Benz lançou divisão específica para criação de NFTs (Saulo Pereira Guimarães/Site Exame)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 31 de maio de 2023 às 14h19.

A Mercedes-Benz anunciou que vai lançar e leiloar uma coleção de 1 mil tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) que formam uma coleção de artes digitais criadas a partir do uso de inteligência artificial. A coleção recebeu o nome de Maschine Collection e é a primeira desenvolvida e divulgada pelo novo braço da companhia responsável pela área de Web3.

De acordo com a fabricante de carros, a coleção explora conceitos como "velocidade e percepção", em que as imagens retratadas aparecessem conforme hélices e pneus giram em diferentes velocidades. "Quando os objetos se movem muito rápido, o olho humano não é capaz de processar adequadamente os fenômenos, em vez disso, mescla as imagens em um borrão. Isso cria uma ilusão chamada efeito estroboscópico, que distancia nossos sentidos da realidade", explica a empresa.

Segundo a Mercedes-Benz, "é raro observar esse efeito na natureza devido às altas velocidades envolvidas, mas com o advento da era das máquinas, o efeito estroboscópico pode ser visto em rodas de carros, hélices, turbinas e todos os tipos de máquinas movidas a motor. Com objetos em rotação, dependendo da proporção da velocidade radial do objeto em relação à taxa de quadros máxima de seus olhos, ele parecerá estar parado ou até mesmo se mover para trás".

O projeto usou tecnologias como imagens 3D e redes neurais - um tipo de inteligência artificial - para criar essas imagens e os NFTs. O responsável foi o artista Harm van den Dorpel, que ficou conhecido por explorar a área de arte generativa, em que obras de arte são produzidas usando novas tecnologias, em especial IA.

A coleção é uma parceria entre van den Dorpel, a Mercedes-Benz e a Fingerprints DAO, uma comunidade autônoma descentralizada que investe e coleciona obras de arte digitais. Os NFTs serão leiloados em uma transmissão ao vivo, em uma data ainda não confirmada, assim como os preços iniciais no leilão.

Para participar, é necessário que os compradores tenham uma carteira digital. Além disso, há uma quantidade máxima de criptoativos que poderão ser adquiridos por carteira, mas eles poderão ser, posteriormente, revendidos pelos compradores. O leilão estará liberado para habitantes do Brasil e outros 31 países.

Arte e inteligência artificial

Ao explicar a coleção de NFTs, van den Dorpel explicou que seu objetivo foi criar peças que remetessem à indústria automobilística. A sua primeira inspiração para as obras de arte surgiu quando ele viu um pneu em movimento e se questionou se seria possível replicar o movimento e inserir uma imagem nela.

A partir daí, ele treinou uma inteligência artificial para fazer essa ação e foi enviando orientações, ajustes e ideias para serem executadas. Para isso, ele forneceu "vários exemplos do que eu já achei que seriam bons resultados", ajudando a moldar as produções da máquina.

O projeto é a primeira de três coleções de NFTs que foram anunciadas pela Mercedes-Benz NXT. A nova divisão da montadora de carros foi anunciada neste ano e busca explorar novas formas de comercializar itens colecionáveis ligados à marca, inserindo-os no ambiente digital e em suas possibilidades.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:NFTsCriptoativosWeb3Mercedes-Benz

Mais de Future of Money

8 projetos brasileiros de blockchain para ficar de olho

Tudo sobre automação no mercado financeiro: conheça os riscos e benefícios

Iniciante em cripto? 5 passos para começar com o pé direito

Banco Central anuncia 2ª fase de consulta pública para regulamentação de criptomoedas no Brasil