Acompanhe:

No dia 2 de março, a Receita Federal (RF) atualizou seus dados sobre o mercado de criptomoedas referentes a janeiro deste ano. O número de operações realizadas por mulheres foi o segundo maior desde agosto de 2019, com 25,87% das movimentações feitas pelo público feminino.

Mais mulheres no mercado cripto?

Os dados publicados pela Receita Federal são coletados através das declarações emitidas sob a forma da Instrução Normativa 1888. Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, o número de investidores cresceu 48,1%. O relatório não diferencia, porém, não divide os investidores entre homens e mulheres nos cadastros, apenas nas operações.

A maior participação feminina nas transações com criptomoedas, desde agosto de 2019, ocorreu em dezembro do ano passado, quando 27,26% das operações foram realizadas por mulheres. Em janeiro deste ano, a métrica caiu para 25,87%. De qualquer forma, mais de um quarto das movimentações foram feitas por investidoras.

(Receita Federal)

A diferença entre os valores das operações realizadas por homens e mulheres, no entanto, é maior. Ao todo, as operações feitas por investidoras representam 17,17% dos US$ 14,8 bilhões movimentados em janeiro.

José Artur Ribeiro, CEO da Coinext, acredita que a presença de mulheres investidoras no mercado cripto crescerá ainda mais no longo prazo. Por enquanto, contudo, a maioria dos traders são do sexo masculino, o que justifica a diferença nos valores movimentados. Os comerciantes peer-to-peer, ou P2P, também influenciam essa disparidade.

Entrada mais forte do público feminino

Usando dados da Coinext, Ribeiro ressalta outra característica do público feminino investindo em criptomoedas: o ticket médio inicial 1,4 vez maior. “Isso é um indicador de que, quando a mulher entra nesse mercado, ela já estudou e toma uma decisão mais aprofundada, e isso justifica o ticket maior”, avalia o CEO da Coinext.

No mercado de ativos de risco tradicional, como a B3, essa diferença do ticket médio inicial é ainda maior: os aportes das mulheres são 6,5 vezes maiores. “Esse é mais um dado que aponta a certeza nas decisões de investidoras quando decidem entrar em um mercado”, completa Ribeiro. Além disso, o crescimento das operações feitas pelo público feminino na Coinext foi até maior em janeiro do que o geral relatado pela Receita Federal, beirando os 30%.

(Coinext)

Mais uma vez utilizando dados da exchange, o CEO da Coinext aponta que entre janeiro e fevereiro deste ano, houve um aumento no número de mulheres negociando stablecoins, as criptomoedas de valor estável que podem acompanhar o preço de outros ativos, como o dólar e o ouro. A preferência por ativos digitais mais estáveis tem superado a busca por criptomoedas mais voláteis, como bitcoin e ether.

“São dados importantes e que mostram um lado menos especulativo das mulheres no mercado cripto. Elas têm buscado, principalmente, USDT e USDC como forma de exposição a uma moeda mais forte que o real, como é o caso do dólar”, conclui José Artur Ribeiro.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Equidade de gênero: uma jornada coletiva
ESG

Equidade de gênero: uma jornada coletiva

Há 4 horas

Quem é o fundador da FTX? De um dos mais jovens bilionários a 25 anos de prisão
Future of Money

Quem é o fundador da FTX? De um dos mais jovens bilionários a 25 anos de prisão

Há 20 horas

Halving do bitcoin pode intensificar alta gerada por ETFs, aponta corretora bilionária
Future of Money

Halving do bitcoin pode intensificar alta gerada por ETFs, aponta corretora bilionária

Há 21 horas

Criptomoedas meme podem ser "cavalo de Troia" para o mercado, diz especialista
Future of Money

Criptomoedas meme podem ser "cavalo de Troia" para o mercado, diz especialista

Há 22 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais