Future of Money

Governo de SP usa blockchain em novo serviço de transferência de veículos

Serviço de Transferência Digital de Veículos integra tecnologias como blockchain e inteligência artificial para aumentar agilidade

Tecnologia blockchain tem ganhado espaço no setor público brasileiro (Getty Images/Reprodução)

Tecnologia blockchain tem ganhado espaço no setor público brasileiro (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 14 de março de 2024 às 16h15.

O governo de São Paulo lançou nesta semana um serviço de Transferência Digital de Veículos que usa novas tecnologias para agilizar e simplificar o processo de compra e venda de automóveis no estado. Entre as novidades usadas o blockchain e a inteligência artificial.

Em um comunicado sobre o lançamento, o governo não informou que está usando as tecnologias no projeto. Entretanto, o uso foi confirmado à EXAME pela Prodesp, a empresa de tecnologia da informação do Estado de São Paulo. O sistema funciona por meio de um aplicativo criado pela estatal.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Segundo o governo, o objetivo com a nova plataforma é tornar a transferência de veículos mais "dinâmica e segura". São Paulo será o primeiro estado do Brasil que vai oferecer todas as etapas do processo de transferência automatizados, assim como as validações necessárias.

Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, ressaltou que "todas as melhorias que estamos implantando no Detran-SP consideram o avanço tecnológico, a economia de recursos físicos e de mão-de-obra e, principalmente, a facilidade e a agilidade no atendimento ao cidadão paulista".

"Nosso compromisso como hub de tecnologia, e por tracionar os projetos de transformação digital do Estado, é o de tornar os serviços mais acessíveis, por meio de soluções inovadoras, para facilitar a vida dos paulistas", afirmou Gileno Barreto, presidente da Prodesp.

Banner newsletter Future of Money

A previsão do governo é que, agora, o processo de transferência de veículos seja concluído em cinco minutos. Anteriormente, o prazo era de três a dez dias úteis. Além disso, o aplicativo vai evitar etapas presenciais do processo, como a ida a cartórios.

O lançamento do serviço de transferência com blockchain foi dividido em três fases. A primeira, já em andamento, será para vendedores e compradores pessoa física. Já a segunda será para vendedores pessoa jurídica e a terceira, permitirá que proprietários de veículos fabricados antes de 2021 possam fazer previamente a conversão de documentos para formato eletrônico e então realizar a transferência pelo aplicativo.

O uso de blockchains tem ganhado espaço no setor público brasileiro. O governo federal já usa a tecnologia desde 2023 para armazenamento de dados referentes à nova carteira de identidade. A nível municipal, a Prefeitura de São Paulo está incorporando a tecnologia aos serviços oferecidos pelo portal 156.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainEstado de São Paulo

Mais de Future of Money

Siemens cria R$ 1,8 bilhão em títulos em blockchain e vê 'enorme potencial' na tecnologia

Projeto de identidade digital de Sam Altman quer ter o mesmo tamanho do Facebook

Robinhood vai pagar multa de R$ 21 milhões por proibir saques de criptomoedas

Bandidos usam facão e Toblerone para roubar bitcoin; entenda

Mais na Exame