Future of Money

Fiesp quer incentivar adoção de blockchain na indústria e lança material sobre tecnologia

Cartilha traz exemplos de aplicação da nova tecnologia em diferentes atividades, mostrando benefícios da adoção em diversos segmentos

Tecnologia blockchain tem ganhado espaço nos últimos anos (Reprodução/Reprodução)

Tecnologia blockchain tem ganhado espaço nos últimos anos (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 18h00.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou nesta semana uma cartilha com foco no blockchain e suas diversas aplicações em segmentos da indústria. O objetivo, segundo a organização, é incentivar a adoção da tecnologia no setor industrial brasileiro, que pode ter diversos benefícios no processo.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Fiesp, a corretora de criptomoedas Binance e especialistas na tecnologia blockchain. Além de incentivar a adoção, espera-se que a cartilha também ajude a "potencializar a eficiência operacional em diversos setores da indústria", segundo comunicado da Binance.

A cartilha é a primeira produzida pela Fiesp voltada para a tecnologia emergente, voltada para sindicatos, empresas e outras entidades do setor. O material traz exemplos de aplicações da tecnologia e também busca esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e possíveis aplicações, ajudando a aumentar o conhecimento sobre o tema.

Ele conta com 12 sessões dedicadas aos 12 setores da indústria brasileira, cada um com exemplos específicos sobre a adoção de blockchain e os benefícios trazidos, além de oportunidades de monetização da tecnologia, ganhos de eficiência e maior geração de valor operacional, com redução de custos e riscos.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Além disso, a cartilha também apresenta os diferentes tipos de redes: públicas, descentralizadas, privadas e permissionadas. Os tipos são discutidos, com apresentação de vantagens e casos de uso, de modo a ajudar as empresas na escolha de redes, com critérios como nível de centralização, transparência e privacidade.

Renan Cruvinel, diretor jurídico da Fiesp e head de compliance da Binance no Brasil, destacou que a tecnologia "vem se tornando cada vez mais acessível e oferece uma importante oportunidade para gerar eficiência, otimizar recursos e organizar e gerir dados".

"A iniciativa da Fiesp é de grande importância porque esta tecnologia pode ser aplicada por diversos setores da indústria de forma a reduzir riscos, custos e aumentar a produtividade e os ganhos, tornando a indústria paulista e a brasileira mais competitiva", ressalta.

A Fiesp avalia ainda que o blockchain representa uma "oportunidade inestimável" para as indústrias em São Paulo, com potencial para gerar aumento de transparência, eficiência e promoção de inovação em diversos segmentos, "o que se alinha diretamente com os desafios que as indústrias atualmente enfrentam e torna essa tecnologia essencial para um desenvolvimento sustentável".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:FiespBlockchain

Mais de Future of Money

Verde, de Luis Stuhlberger, revela que investiu em bitcoin antes de disparada com vitória de Trump

a16z: criptomoedas terão "futuro brilhante" após eleição de Donald Trump

MicroStrategy compra mais R$ 11 bilhões em bitcoin; ações disparam mais de 20%

Depois do sucesso nas eleições, Polymarket pode lançar token