- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Euro digital "não será totalmente anônimo", afirma presidente do BCE
Christine Lagarde explicou que bancos da União Europeia terão acesso a dados de usuários da moeda digital em estudo pelo bloco
Modo escuro
Christine Lagarde é a atual presidente do BCE (Alex Kraus/Getty Images)

Publicado em 29 de setembro de 2023 às, 18h06.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta semana que o Euro Digital que está sendo desenvolvido pela União Europeia não será totalmente anônimo em relação aos dados de uso por parte da população. Lagarde afirmou, porém, que a autarquia não terá nenhum tipo de acesso a essas informações.
Lagarde falou sobre o tema durante uma audiência realizada pelo Parlamento Europeu. Nela, a executiva foi questionada sobre o projeto de moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) que está em desenvolvimento pela autarquia, mas ainda em estágios iniciais.
Durante o encontro, a presidente do BCE foi questionada sobre o grau de privacidade que a CBDC em desenvolvimento teria. Em resposta, Lagarde disse que "nós estamos trabalhando para proteger a privacidade, mas como o dinheiro digital deixa traços no blockchain, ele não será completamente anônimo como na cédula de papel".
Apesar disso, a executiva garantiu que o BCE não terá acesso a dados sobre como cada pessoa vai gastar o dinheiro digital. Já os bancos comerciais, que fornecerão o serviço para a população, terão esse acesso, já que eles serão um "intermediário para disseminar o Euro Digital".
Com isso, os bancos poderão analisar os dados e compartilhá-los com os próprios usuários das CBDCs. Lagarde também garantiu que o BCE não terá acesso a detalhes de cada transação que será realizada por meio do Euro Digital.
- Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.
Privacidade no Drex
Já no caso do Drex, o projeto de CBDC em desenvolvimento no Brasil, o Banco Central confirmou que a versão digital o real deverá contar com funcionalidades que permitirão o congelamento de valores mantidos por usuários da versão digital da moeda brasileira.
Entretanto, a autarquia informou que a medida segue as prerrogativas legais que ela já possui em casos de processos judiciais. Em nota, autarquia explicou que "a Justiça, na devida condução de processos judiciais, tem a prerrogativa de congelar ou arrestar valores mantidos no SFN [Sistema Financeiro Nacional]".
"Essas funcionalidades, portanto, existem atualmente no SFN e deverão ser reproduzidas na plataforma do Real Digital de modo a garantir sua compatibilidade com a legislação em vigor", destacou o Banco Central. Ou seja, a autarquia terá as mesmas prerrogativas que ela já possui em outros métodos atuais de pagamentos disponíveis no sistema financeiro brasileiro.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok
Créditos
Últimas Notícias
Future of Money
JPMorgan: mercados de DeFi e NFTs podem estar 'renascendo' com expectativas por ETF nos EUA
Há 6 horas
Future of Money
Mineração de bitcoin consome 16 mil litros de água por transferência, diz pesquisador
Há 7 horas
Future of Money
Criminosos roubam mais de R$ 1,5 bilhão em criptomoedas em novembro e batem recorde
Há 9 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.