Future of Money

Edward Snowden diz que grandes empresas querem "domesticar" bitcoin

Conhecido por ter vazado informações confidenciais dos Estados Unidos, ex-funcionário da CIA apontou riscos para a criptomoeda

Edward Snowden ficou conhecido por vazar informações confidenciais dos EUA (Jörg Carstensen/picture alliance/Getty Images)

Edward Snowden ficou conhecido por vazar informações confidenciais dos EUA (Jörg Carstensen/picture alliance/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de outubro de 2023 às 11h56.

Edward Snowden, um ex-funcionário da CIA que ficou famoso por vazar informações confidenciais do governo dos Estados Unidos, afirmou na última quinta-feira, 12, que as grandes empresas mundiais estão adotando o bitcoin como uma forma de "domesticar" a criptomoeda e limitar seu potencial.

Snowden falou sobre o tema durante sua participação em uma conferência do setor de criptomoedas em Amsterdã, na Nolanda. Na visão dele, a adoção institucional crescente no mercado cripto acaba servindo como uma forma de ocultar o "verdadeiro valor" do bitcoin, pensando em diversos casos de uso reais.

Nesse sentido, ele avaliou que os investidores de varejo deveriam estar focando menos nos números e buscando "se aprofundar na tecnologia e aplicações" que as criptomoedas possuem. Na visão dele, o mercado cripto enfrenta no momento um risco "alto" de controle por parte de diferentes governos.

Por isso, Snowden defendeu que os investidores deveriam focar em "proteger" o bitcoin de um processo de "institucionalização", que ele acredita que será negativo para a criptomoeda ao aumentar o potencial de controle do ativo por parte de entidades centralizadas.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Futuro do bitcoin

O ex-funcionário da CIA afirmou ainda que, no momento, os desenvolvedores responsáveis por atualizar a rede da criptomoeda deveriam estar trabalhando mais intensamente para tornar o ativo mais anônimo, o que seria a única forma de garantir a concretização do potencial do ativo como defendido pelo seu criador, o misterioso Satoshi Nakamoto.

Caso a garantia da anonimato não seja fortalecida na rede, Snowden acredita que  o bitcoin corre o risco de se tornar "apenas" um novo ativo de caráter especulativo nas bolsas de valores dos Estados Unidos, o que representaria a "domesticação" da criptomoeda pelas grandes empresas.

Snowden ressaltou que as instituições financeiras possuem um poder "desequilibrado" em relação ao resto dos investidores. Por isso, a adoção da criptomoeda por parte delas reduziria o poder e participação dos investidores menores, permitindo que elas tenham mais influência sobre o ativo.

Já sobre a regulamentação do mercado cripto, Snowden disse que não se importa com a opinião do presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, sobre os ativos. Na sua opinião, a comunidade do bitcoin deveria estar focando em tornar o ativo mais "forte e seguro", e não na sua regulamentação.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasEdward Snowden

Mais de Future of Money

SEC autoriza lançamento de primeiros ETFs de Ethereum nos EUA

Investidores do bitcoin ainda não precificaram possível vitória de Trump, diz gestora

Bitcoin bate máxima histórica de preço em relação ao real, mesmo sem recorde em dólar

Bolsa de Chicago divulga data de estreia de ETFs de Ethereum nos EUA

Mais na Exame