Goldman Sachs retoma mesa de negociação de criptomoedas

A mesa faz parte da estratégia do Goldman Sachs para o setor mercado de criptoativos, que também inclui projetos com a tecnologia blockchain e CBDCs

O Goldman Sachs reiniciou sua mesa de negociação de criptomoedas e começará negociando contratos futuros de bitcoin ​​para clientes na próxima semana, disse uma fonte da empresa à Reuters.

A equipe fará parte da divisão de Global Markets do banco nos EUA, disse a fonte. A mesa faz parte das atividades do Goldman Sachs dentro do setor de ativos digitais, que também inclui projetos envolvendo a tecnologia blockchain e moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), afirmou a fonte.

Como parte desse trabalho, ainda segundo a fonte ouvida pela reportagem, o banco também está explorando opotencial para um fundo de bitcoin negociado em bolsa e emitiu um pedido de informações para explorar a custódia de ativos digitais.

A retomada da mesa ocorre em meio a um interesse crescente por instituições em bitcoin, que disparou mais de 470% desde o ano passado. A criptomoeda é vista por investidores e por algumas empresas como uma proteção contra a inflação.

Embora seu preço tenha aumentado significativamente no último ano, o bitcoin permanece altamente volátil. A moeda virtual atingiu cotação de 58 mil dólares em 21 de fevereiro e depois teve queda de 25%, antes de recuperar parte do prejuízo alguns dias depois.

O Goldman Sachs criou um balcão de criptomoeda pela primeira vez em 2018. Na ocasião, o preço do bitcoin estava caindo de níveis recordes, reduzindo o interesse dos investidores em moedas digitais. Desde então, a infraestrutura de mercado para bitcoin e outras grandes criptomoedas amadureceu significativamente, com muitas instituições financeiras estabelecidas, incluindo a Bolsa de Chicago (CME), a Intercontinental Exchange e a Fidelity, que oferecem produtos e serviços ligados a esse mercado.

No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.