Future of Money

Conheça a Inteligência Artificial Geral, que promete ampliar capacidades humanas

AGI pode trazer inúmeros benefícios para a humanidade, como aumento da produtividade e descoberta de novos conhecimentos científicos

Inteligência Artificial Geral traz benefícios e riscos para a sociedade (Reprodução/Reprodução)

Inteligência Artificial Geral traz benefícios e riscos para a sociedade (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de abril de 2023 às 11h30.

Última atualização em 3 de maio de 2023 às 10h45.

Por Gustavo Mee*

Uma das áreas mais promissoras do segmento de inteligência artificial envolve a chamada Inteligência Artificial Geral, ou AGI, na sigla em inglês. O seu objetivo é criar sistemas que sejam mais inteligentes do que os seres humanos, capazes de realizar qualquer tarefa intelectual.

A AGI pode trazer inúmeros benefícios para a humanidade, como aumento da produtividade, descoberta de novos conhecimentos científicos e ampliação das capacidades humanas, mas também apresenta riscos significativos, como o uso inadequado e o impacto potencial sobre o mercado de trabalho e a desigualdade social.

Em uma carta aberta, Sam Altman, fundador da OpenAI, uma das principais empresas de desenvolvimento de inteligência artificial do mundo, afirmou que a missão da empresa é garantir que a AGI beneficie toda a humanidade. Altman ressaltou que, se a AGI for bem-sucedida, essa tecnologia poderá melhorar a humanidade, turbinar a economia global e levar a novas descobertas científicas impressionantes.

No entanto, Altman, cuja empresa criou o agora famoso ChatGPT, destacou que as inteligências artificiais gerais também apresentam riscos significativos, incluindo possíveis problemas ligados ao seu mau uso, podendo chegar até a  acidentes drásticos e desordens sociais.

Devido ao grande potencial em tornos dos benefícios da AGI, Altman afirmou que não é possível ou desejável que a sociedade pare o seu desenvolvimento para sempre. Em vez disso, a sociedade e os desenvolvedores de tipo de inteligência artificial precisam descobrir como fazê-lo da maneira correta.

Conteúdo gratuito: aprenda a utilizar ferramentas de IA como ChatGPT, MidJourney e Copilot para alavancar os resultados de sua empresa. Clique aqui!

Altman afirmou que é fundamental que haja uma discussão aberta e ampla sobre os riscos e benefícios da AGI e que as pesquisas e o desenvolvimento dessa tecnologia sejam realizados de forma responsável. É importante que governos, pesquisadores e desenvolvedores trabalhem juntos para garantir que a AGI seja usada para o bem da humanidade e que seus riscos sejam minimizados.

A criação da AGI seja talvez o projeto mais importante, promissor de nossa história, porém ainda apresenta uma série de riscos e desafios. Os avanços das inteligências artificiais assustam diversas pessoas, como Elon Musk e outros especialistas que recentemente pediram uma pausa de 6 meses no avanço da tecnologia. Porém será possível pausar a transição para um mundo com superinteligência?

*Gustavo Mee é especialista em inteligência artificial. Com mais de 2 milhões de seguidores e 100 milhões de visualizações nas redes sociais, Gustavo estuda novas tecnologias desde 2016, tendo, inclusive, passado um período no Vale do Silício em 2022.

Esse anúncio da Mynt não foi escrito por uma Inteligência Artificial. Mas somos tecnológicos. Nossa segurança é de ponta e nossa curadoria, de excelência. O que falta para você investir em crypto com a Mynt?

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Future of Money

Investidores do bitcoin ainda não precificaram possível vitória de Trump, diz gestora

Bitcoin bate máxima histórica de preço em relação ao real, mesmo sem recorde em dólar

Bolsa de Chicago divulga data de estreia de ETFs de Ethereum nos EUA

Criptomoeda meme de Kamala Harris dispara mais de 100% após desistência de Joe Biden

Mais na Exame