Future of Money

Cientistas chineses dizem ter quebrado criptografia de sistemas de segurança globais

Especialistas questionam afirmação de cientistas chineses para o que consideram ser “impossível”

Criptografia pode ter sido quebrada por cientistas chineses (Getty Images/Reprodução)

Criptografia pode ter sido quebrada por cientistas chineses (Getty Images/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 08h09.

Pesquisadores chineses afirmaram recentemente que contrariaram as expectativas de estudiosos da tecnologia e conseguiram quebrar a criptografia usando computação quântica, algo que deveria demorar pelo menos alguns anos.

Dominado pela tecnologia e a inteligência artificial, o mundo hoje depende de técnicas sofisticadas de proteção de dados. É aí que entra a criptografia: método de embaralhamento de dados que ajuda a proteger as informações de serem acessadas mesmo que um hacker as intercepte.

Utilizada em aplicativos do nosso dia a dia como as conversas do Whatsapp e dados bancários, a criptografia também é utilizada para proteger os dados do blockchain e das criptomoedas, como o bitcoin.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Muitos especialistas consideram que quebrar a criptografia seja impossível, ou demore pelo menos alguns anos para acontecer. No entanto, um grupo de cientistas chineses publicou um artigo científico no último mês dizendo o contrário.

O artigo afirma que eles conseguiram quebrar um algoritmo RSA padrão utilizando computadores quânticos. Esse tipo de algoritmo é utilizado por muitas empresas, principalmente da área bancária e de telefonia, para o armazenamento de dados.

De acordo com o Financial Times, os pesquisadores chineses teriam utilizado seu algoritmo para fatorar um número com 48 bits em um computador quântico com dez qubits (bits quânticos), mas ainda não tentaram escalá-lo para trabalhar em um sistema maior.

A computação quântica utiliza a mecânica quântica para realizar operações em dados com velocidades muito maiores do que os computadores atuais. É por conta dessa velocidade elevada de processamento que muitos estudiosos acreditam que essa nova tecnologia possa vir a quebrar a criptografia um dia.

Apesar do alarde causado com a notícia, principalmente para a segurança de grandes blockchains como o Bitcoin, especialistas do setor desacreditam das informações contidas no artigo científico chinês.

“Os chineses não vão nos dizer que podem quebrar a criptografia se puderem quebrar a criptografia. Eles vão quebrar a criptografia e fazer o que quiserem com essa nova tecnologia”, disse David Schwed, COO da empresa de segurança em blockchain Halborn, ao Decrypt.

Andre Konig, CEO e cofundador da Global Quantum Intelligence, também disse ao Decrypt que “um colega nosso apelidou essa notícia como a maior farsa que viu em cerca de 25 anos”. “O artigo em si não anuncia nada realmente novo”, acrescentou Konig.

No entanto, a ameaça pode ser real, caso venha a acontecer um dia. “Isso destruiria completamente o mercado”, disse Schwed. “Mas não é apenas a criptografia, é qualquer coisa criptografada: se você está quebrando ECDSA (Elliptic Curve Digital Signature Algorithm) ou quebrando RSA, você será capaz de quebrar qualquer criptografia”.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptografiaInternetseguranca-digital

Mais de Future of Money

Dona de "dólar digital" vê falta de regulação como "barreira para adoção em massa" de criptomoedas

Gestora entra com pedido para lançar ETF de XRP nos EUA e vê "sinais encorajadores"

Mais da metade da população brasileira irá usar bitcoin e criptomoedas até 2030, diz pesquisa

Irlanda apreende R$ 2 bilhões em bitcoin, mas não consegue acessar criptomoedas