China começa terceiro teste com 'iuane digital' nesta quinta-feira
CBDC chinesa será testada por 100 mil cidadãos selecionados em sorteio, que receberão ao todo quase US$ 3 milhões para gastar em 10 mil lojas
Modo escuro
(SOPA Images / Colaborador/Getty Images)
Publicado em 6 de janeiro de 2021 às, 12h54.
Última atualização em 6 de janeiro de 2021 às, 13h26.
A China parece disposta a lançar sua moeda digital em breve e, no começo desta semana, o governo chinês anunciou que dará início ao terceiro teste prático do "iuane digital" na próxima quinta-feira, 7.
No novo teste, o valor utilizado para testar o sistema será o dobro do que foi investido no primeiro teste, chegando a 20 milhões de iuanes (cerca de 3 milhões de dólares). O valor será distribuído para 100.000 cidadãos chineses da cidade de Shenzhen, que foram sorteados em uma loteria oficial.
Os selecionados receberão 200 "iuanes digitais" cada um (equivalente a cerca de 30 dólares), que poderão ser utilizados em uma rede de mais de 10.000 lojistas já habilitados para utilizar o novo sistema.
A China tem acelerado seus esforços para lançar sua CBDC (sigla em inglês para Central Bank Digital Currency, ou "Moeda Digital de Banco Central", em português). O Banco Popular da China, inclusive, trabalha há algum tempo com bancos e lojistas em testes e projetos piloto para aperfeiçoar o sistema e a experiência de seus usuários.
A mesma Shenzhen que será palco do novo teste já teve um evento parecido em outubro de 2020, quando o governo distribuiu 10 milhões de iuanes a 30.000 pessoas no primeiro teste prático de sua moeda digital. Em dezembro, foi a cidade de Suzhou que recebeu o segundo teste da CBDC chinesa, quando foi liberada a função de pagamentos offline.
Nas duas situações, quase a totalidade dos valores distribuídos foi utilizada pelos cidadãos sorteados no período estabelecido, o que demonstra possível sucesso da operação.
O lançamento da CBDC é muito aguardado por diferentes setores da economia mundial. O mercado de criptoativos, claro, é um deles, já que o uso de moedas digitais tende a ajudar na consolidação do setor.
Além disso, vários bancos centrais pelo mundo todo, que já demonstraram interesse em desenvolver suas próprias versões de moedas nacionais digitais — como o Brasil — também aguardam o lançamento ansiosamente, já que a experiência da segunda maior economia do mundo com uma moeda digital própria pode servir de referência para outros projetos.
Não existe data definida para o lançamento oficial do "iuane digital" para toda a população chinesa. O terceiro teste, entretanto, será realizado de 7 a 17 de janeiro.
Últimas Notícias
Criptomoedas de IA anunciam fusão para criar "aliança descentralizada" no mercado
Há 17 horas
ETF de bitcoin da Hashdex estreia nos EUA após concluir processo de conversão
Há 20 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.