BTG Pactual conclui projeto de 1º security token emitido por um banco no mundo
Banco de investimentos encerra projeto prioneiro com rendimento de 137,5% do CDI; ReitBZ foi o primeiro security token emitido por banco no mundo
Modo escuro
BTG criou o ReitBZ em 2019 (metamorworks/Getty Images)

Publicado em 24 de fevereiro de 2023, 12h23.
O BTG Pactual anunciou nesta sexta-feira, 24, a conclusão do ReitBZ, primeiro security token emitido por um banco no mundo. Segundo o comunicado, o rendimento médio do token foi de 137,5% desde seu lançamento em maio de 2019.
O ReitBZ tinha lastro em uma carteira de imóveis recuperados e pagou três ciclos de distribuição de dividentos que totalizaram aproximadamente R$ 4 milhões. A captação inicial do projeto foi de R$ 23 milhões, segundo o BTG.
O diferencial do ReitBZ se deu na aplicação da tecnologia blockchain para investimentos tradicionais a partir da tokenização. Foram utilizados contratos inteligentes nos blockchains Ethereum e Tezos com auditoria de segurança da Chain Security e Least Authority.
Além disso, os dividendos foram pagos diretamente nas carteiras de investidores por meio da tecnologia blockchain e o saldo dos tokens foram queimados.
Para o banco, o sucesso e o pioneirismo do projeto foi determinante para a realização de novas iniciativas, que incluem a criação da Mynt, plataforma de cripto do BTG.
“O token ReitBZ trouxe diversos aprendizados práticos sobre a utilização da tecnologia e um melhor entendimento sobre a dinâmica de mercado para esse tipo de ativo. O projeto viabilizou o desenvolvimento de outras frentes de negócios como a criação da Mynt, que nos permite criar uma estrutura completa para estruturação e distribuição de novos tokens no futuro” diz André Portilho, head de digital assets do BTG Pactual.
A melhor experiência e atendimento em português. Ninguém merece consultar o tradutor online enquanto tem problemas com o suporte, por isso, a Mynt tem atendimento humanizado 24 horas e em português. Abra sua conta e tenha uma experiência única ao investir em crypto.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok
Créditos

Mariana Maria Felismino da Silva
Repórter do Future of MoneyFormada pela USP, trabalha na cobertura dos temas relacionados ao futuro do dinheiro como criptomoedas, Pix, Open Finance, inteligência artificial e metaverso. Está na EXAME desde 2021.Mais lidas em Future of Money
Últimas Notícias
Em 13 anos, preço do bitcoin sobe 550 mil vezes e ativo desbanca todos os investimentos
Há 9 horasItaú: extensões do ChatGPT podem "virar a internet de ponta-cabeça" e gerar oportunidades
Há 10 horasMilhares de criptos vão cair, mas ‘bitcoin e ethereum sairão na frente’, diz analista da Bloomberg
Há 11 horasInteligência artificial é prioridade de investimento para 73% das empresas
Há 11 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
O paradigma da "nova economia” versus a “velha economia"
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais