Don Tapscott fala de 'carta a Joe Biden': hora de abraçar as criptomoedas
Em palestra na Crypto Week, pesquisador e autor de best-sellers sobre tecnologia fala sobre como o blockchain é a base da 'nova Era Digital'
Modo escuro
(Carlos Osorio/Getty Images)
Publicado em 28 de abril de 2021, 18h56.
Última atualização em 28 de abril de 2021, 22h37.
Em palestra no terceiro dia da Crypto Week, evento online sobre criptoativos e blockchain apesentado pela EXAME, o escritor e presidente-executivo do Blockchain Research Institute, Don Tapscott, falou sobre o relatório produzido em parceria com a Câmara de Comércio Digital e outros especialistas, enviada ao presidente norte-americano Joe Biden, em que afirma que "é hora dos EUA abraçarem o dólar digital e as criptomoedas".
"A nova administração dos EUA, de [Joe] Biden e [Kamala] Harris, esta tentando descobrir qual deve ser aestratégia geral de tecnologia para a 'empresa', e preparamos um relatório para eles, que não foi solicitado, mas é muito substancial, e agora está disponível ao público no Blockchain Research Institute", disse Tapscott, que é autor de 16 livros sobre novas tecnologias e suas aplicações, entre eles os best-sellers "Mudança de Paradigma (1992), "A Economia Digital" (1997), "Wikinomics" (2006) e, mais recentemente, "Blockchain Revolution" (2016).
O relatório argumenta que é hora de uma mudança, que irá trazer implicações enormes para a "revolução blockchain": "A nova administração chega em um momento único para o governo. A pandemia expôs problemas em todos os níveis, do governo, da economia, da sociedade, e isso está criando uma demanda por mudanças. Além disso, há a chegada da segunda Era Digital".
Para o pesquisador, a primeira Era Digital durou 40 anos, quando foram desenvolvidas tecnologias como mainframes, mini-computadores, PCs, internet, redes sociais, internet móvel, a nuvem e big data. Agora, segundo ele, estamos entrando na segunda Era Digital, "onde a tecnologia se funde em todas as coisas. Temos tecnologias quem aprender a fazer coisas, além das que ela foi programada para fazer. O mundo físico está se tornando animado. Bilhões ou trilhões de objetos não apenas se comunicam, mas fazem transações entre eles. E a tecnologia fundamental para tudo isso é a tecnologia por trás das criptomoedas: o blockchain".
No seu relatório, apresentado durante a palestra, Tapscott cita alguns tópicos que devem ser tratados como prioridade pelo governo norte-americano, a fim de garantir as mudanças que o mundo atual exige em relação à adoção de novas tecnologias. São cinco principais áreas que exigem, segundo o pesquisador e escritor, estratégias renovadas e atenção do governo e da sociedade:
- Garantir segurança, privacidade, autonomia e direito sobre dados pessoais aos cidadãos;
- Abraçar o dólar digital e as criptomoedas;
- Criar novas ferramentas e garantir padrão de excelência digital aos serviços públicos;
- Engajar cidadãos e reconstruir a confiança no sistema eleitoral, inclusive responsabilizando funcionários eleitos por seus erros;
- Reconstrui a economia de inovação e promover a inclusão a diversidade de empreendedores.
De acordo com Tapscott, a transformação digital não passa apenas pela modernização de tecnologias e ferramentas, mas pela adoção de novas tecnologias digitais, apropriadas para promover mudanças na forma como trabalhamos, entregamos valor público e construímos prosperidade por meio da economia digital emergente.
A palestra de Tapscott, um dos destaques do terceiro dia da Crypto Week, o maior evento online de criptoativos e blockchain do mundo, está disponível na íntegra, de forma gratuita, no site oficial do evento.
Nesta quinta-feira, 29, o quarto dia do evento terá uma programação de paineis de discussão e debates com grandes nomes do setor no Brasil e no mundo, que tratarão de temas como a rede Ethereum, fundos de investimento em criptoativos, finanças descentralizadas (DeFi), entre vários outros. O evento acontece até sexta-feira, sempre online e gratuito, com pelo menos sete palestras ou debates por dia.
No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais