Binance e CEO podem ser processados em investigação sobre lavagem de dinheiro
Autoridades nos EUA estão avaliando se corretora de criptoativos deixou de seguir leis do país sobre evasão de divisas
Modo escuro
Autoridades dos EUA apuram se a Binance deixou de seguir as leis contra lavagem de dinheiro (Bloomberg/Getty Images)
Publicado em 12 de dezembro de 2022, 14h23.
A corretora de criptoativos Binance e o seu CEO, Changpeng Zhao, podem ser processados nos Estados Unidos como parte de uma apuração sobre a aderência da empresa às leis do país sobre lavagem de dinheiro. As informações foram divulgadas pela Reuters nesta segunda-feira, 12.
De acordo com a Reuters, procuradores do Departamento de Justiça dos EUA estariam divididos no momento sobre entrar ou não com os processos, o que está gerando um atraso na conclusão da investigação, iniciada em 2018.
As autoridades apuram se a Binance deixou de seguir as leis contra lavagem de dinheiro e sanções impostas contra países, indivíduos e empresas. Alguns procuradores veem evidências suficientes para justificar a entrada de processos criminais contra a corretora de criptoativos.
A Reuters afirma ainda que os advogados que representam a Binance se reuniram recentemente com os procuradores. Eles argumentam que denúncias poderiam "criar o caos" no setor de criptoativos, e teriam discutido possíveis acordos judiciais.
Apesar das autoridades norte-americanas não entrarem em detalhes sobre a investigação, já se sabe que há apurações sobre como a Binance pode ter sido usada para lavagem de dinheiro e burlar sanções de movimentação de patrimônio.
Em nota enviada à EXAME, a corretora de criptoativos disse que "como foi amplamente divulgado, os reguladores estão fazendo uma revisão abrangente de todas as empresas de cripto, no que diz respeito a muitas questões similares".
"Essa indústria nascente cresceu rapidamente e a Binance vem demonstrando seu compromisso com segurança e compliance, realizando grandes investimentos em sua equipe, assim como em ferramentas e tecnologias usadas para detectar e impedir atividades ilícitas", destaca a exchange.
No Twitter, a empresa disse ainda que "a Reuters errou novamente. Agora eles estão atacando nossa incrível equipe de aplicação da lei. Uma equipe da qual estamos incrivelmente orgulhosos - eles tornaram o setor de criptoativos mais seguro para todos nós".
A Binance negou ainda ter "qualquer informação" sobre as atividades do Departamento de Justiça, e que tem trabalhado para combater práticas ilegais como ataques hackers, fraudes e financiamento de terrorismo.
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok
Mais lidas em Future of Money
Últimas Notícias
Google lança cursos gratuitos para ajudar usuários a criar inteligência artificial
Há 3 horasMercado de NFTs pode ultrapassar R$ 600 bilhões até 2030; veja áreas promissoras
Há 7 horasMercado Bitcoin vê "virada de jogo" no Brasil, com otimismo apesar de regulação nos EUA
Há 8 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
ESG: da teoria à prática
A importância da diversificação de investimentos no exterior
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais