Future of Money
Acompanhe:

Banco Central Europeu critica bitcoin em relatório: 'caminho da irrelevância'

Autores alegam que criptomoeda "dificilmente" é usada em transações legais, mas foram criticados pela comunidade cripto

BCE defende que qualquer estabilização de preços do bitcoin no momento seria induzida artificialmente (Reprodução/Shutterstock)

BCE defende que qualquer estabilização de preços do bitcoin no momento seria induzida artificialmente (Reprodução/Shutterstock)

C
Cointelegraph Brasil

2 de dezembro de 2022, 10h27

À luz do recente colapso da FTX e do escândalo de falta de liquidez da exchange, os reguladores da União Europeia se juntaram a outros legisladores globais em um esforço por diretrizes e regulamentos mais claros sobre criptomoedas.

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou uma postagem sobre o tema intitulada "a última posição do bitcoin" em 30 de novembro, que resume a trajetória da criptomoeda em meio às flutuações de preço atuais. No entanto, em vez de delinear a imagem inteira, que incluiria altos e baixos da vida útil da criptomoeda até agora, o texto foca em suas deficiências.

(Mynt/Divulgação)

Escrito por Ulrich Bindseil e Jürgen Schaaf, diretor-geral e consultor do BCE respectivamente, o artigo diz que a criptomoeda estaria “no caminho da irrelevância”.

Eles alegam que o bitcoin dificilmente é usado para transações legais e que a atenção regulatória que está recebendo atualmente de legisladores de todo o mundo pode ser “mal interpretada como aprovação”. Além disso, alertam os bancos sobre a interação com a criptomoeda, pois isso poderia "manchar suas reputações".

No Twitter, a organização fez um post em que afirma que qualquer estabilização de preços que o bitcoin possa registrar agora seria induzida artificialmente.

"A aparente estabilização do valor do bitcoin provavelmente será um último suspiro induzido artificialmente antes que o criptoativo embarque em um caminho para a irrelevância", argumentam os autores.

A comunidade cripto respondeu à publicação no Twitter, com usuários apontando um conteúdo desatualizado em relação às formas de uso do bitcoin, uma valorização acumulada desde a sua criação e previsões incorretas do BCE de quedas de inflação na zona do euro em 2022.

Enquanto isso, as corretoras de criptomoedas continuam a se espalhar por toda a União Europeia, com a Bitpanda obtendo recentemente uma licença de operação na Alemanha e a Gemini recebendo aprovação na Itália e na Grécia.

A melhor experiência e atendimento em português. Ninguém merece consultar o tradutor online enquanto tem problemas com o suporte, por isso, a Mynt tem atendimento humanizado 24 horas e em português. Abra sua conta e tenha uma experiência única ao investir em crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok