Future of Money

Anúncio de stablecoin do PayPal gera onda de golpes com criptomoedas falsas

Mais de 30 golpes foram criados usando o nome da nova criptomoeda do PayPal, a PYUSD

Sol é uma das criptomoedas para ficar de olho em março (Reprodução/Reprodução)

Sol é uma das criptomoedas para ficar de olho em março (Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 8 de agosto de 2023 às 13h30.

Última atualização em 8 de agosto de 2023 às 13h37.

Desde o anúncio do lançamento da nova stablecoin do PayPal (PYUSD), oportunistas, degenerados e possíveis golpistas estão tentando lucrar com o hype criando tokens falsos para enganar investidores desavisados.

De acordo com dados da plataforma de monitoramento de exchanges descentralizadas DEX Screener, quase 30 novos pares de tokens com o símbolo "PYUSD" surgiram nas horas seguintes ao anúncio.

"Hoje, estamos revelando uma nova stablecoin, o PayPal USD (PYUSD). Ela foi projetada para pagamentos e é respaldada por ativos altamente líquidos e seguros. A partir de hoje e nas próximas semanas, você poderá comprar, vender, manter e transferir PYUSD", publicou o PayPal no Twitter.

Os falsos tokens foram cunhados em várias redes, incluindo a BNB Smart Chain, a Ethereum e a mais nova solução de camada 2 da Coinbases, a Base.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

É importante observar que o token real do PayPal USD foi criado em novembro de 2022 e pode ser verificado no seguinte endereço de contrato.

O PayPal declarou explicitamente que o PayPal USD só poderia ser enviado entre carteiras verificadas do PayPal e outras carteiras compatíveis, tornando extremamente improvável que qualquer um dos tokens listados com o mesmo ticker na UniSwap ou em qualquer outra exchange descentralizada seja verdadeiro.

Tokens falsos

O mais capitalizado PYUSD falso foi criado na Ethereum e registra impressionantes US$ 2,6 milhões em volume de negociação desde a sua criação, apenas alguns minutos depois que o PayPal anunciou o lançamento de sua stablecoin.

Apesar de ter subido mais de 30.000% nas primeiras oito horas após o lançamento, o token despencou mais de 66% em relação ao seu recorde histórico.

Um token em particular teve uma abordagem ligeiramente humorística da stablecoin do PayPal, e foi lançado com o nome "PepeYieldUnibotSatoshiDoge". O token valorizou mais de 3.000% em quatro horas.

Muitos dos tokens PYUSD falsos listados são provavelmente "honeypots", o que significa que, uma vez que um investidor adquire o token, ele não pode vendê-lo e, na prática, entregou suas criptomoedas a criminosos.

A menos que os investidores sejam capazes de auditar os contratos inteligentes, eles geralmente não descobrirão que o token é um honeypot até tentarem vender suas participações.

Usuários do mercado cripto costumam de aproveitar de temas em alta no momento, como o anúncio do PayPal, para criar criptomoedas inspiradas e lucrar a partir de projetos sem fundamento ou até mesmo golpes.

Em 3 de agosto, desenvolvedores anônimos criaram um token “LK-99” em uma tentativa de lucrar com a mania dos supercondutores.

Uma semana antes, em 27 de julho, mais de 50 criptomoedas foram criadas com tema de OVNIs enquanto o Congresso dos Estados Unidos realizava uma audiência em que um denunciante acusou o governo dos EUA de encobrir visitas alienígenas à Terra.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasFraudesPayPal

Mais de Future of Money

JPMorgan: ações de mineradoras de criptomoedas estão subindo mais que o bitcoin

Homem que dizia ser Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin, confessa que mentiu

Trump quer lançar nova coleção de NFTs e diz que mercado cripto "ainda é um bebê"

Lumx: startup da Web3 faz parceria inédita com a Polygon e lança fundo de aceleração de R$ 1 milhão

Mais na Exame