Três lições para quem quer investir em cryptogames, segundo Felipe Dantas

Em novo vídeo, o especialista de criptoativos da EXAME Invest comenta sobre estratégias para quem quer se sair bem no investimento em cryptogames
Dentre as opções de cryptogames no mercado, Dantas comenta que jogos como Dogami, Lunar Rush e Heroes of Mavia, que têm uma estrutura e planejamento claros podem ser grandes sucessos próximos anos (Axie Infinity/Reprodução)
Dentre as opções de cryptogames no mercado, Dantas comenta que jogos como Dogami, Lunar Rush e Heroes of Mavia, que têm uma estrutura e planejamento claros podem ser grandes sucessos próximos anos (Axie Infinity/Reprodução)
F
Fernanda Bastos

Publicado em 09/02/2022 às 12:23.

Última atualização em 09/02/2022 às 15:18.

Em se tratando de criptomoedas ou não, todo dinheiro tem sua volatilidade, ou seja, toda troca monetária está sujeita a oscilações dos mais diferentes tipos — seja pela alta demanda, capaz de valorizar um ativo ou pela desvalorização e perda do valor atribuído àquela moeda, por exemplo.

Recentemente, criptomoedas como a CCAR — do jogo em NFT CryptoCars —, sofreram um golpe e, em consequência, houve uma desvalorização massificada. É isso que Felipe Dantas, pós-graduado em mercado financeiro e investidor no mercado digital, comenta em seu canal no YouTube.

O rug pull (“puxada de tapete” na tradução para o português) é um golpe no qual os desenvolvedores de determinado projeto fogem e somem com os fundos dos investidores. Em janeiro deste ano, a manobra maliciosa e ilícita foi sofrida simultaneamente pelos jogos em NFT Cryptoplanes, Cryptocars e Cryptoguards, o que assustou os investidores e trouxe a discussão sobre cryptogames ainda mais à tona.

Em seu canal no YouTube, Dantas comenta sobre como os novos mercados têm um comportamento específico, que só é compreendido com o passar do tempo. O mesmo acontece no caso de cryptogames.

Segundo ele, um dos pontos primordiais para que um jogo tenha sucesso é sua sustentabilidade, ou seja, se paga bem, se existem jogadores engajados querendo jogar e se existem projeções de novos modos de jogo, como o multiplayer. Na opinião do investidor, uma das chaves do sucesso dos cryptogames está justamente na criação de comunidades — noção tão comum no mundo dos gamers.

Dê um play na sua carreira de investidor em criptomoedas. Entre na lista de espera para o curso com Felipe Dantas na EXAME Academy

Para Dantas, jogos como Dogami, Lunar Rush e Heroes of Mavia estão entre os mais bem cotados para os próximos anos. “É importante entender qual é a economia do jogo, para que serve a criptomoeda e como ela será utilizada, além, é claro, de gerar lucro para o jogador. Você tem de pensar como investidor mas também como empresário”, comenta Dantas.

Além dessas lições, o especialista compartilha alguns outros pontos muito importantes para os jogadores e investidores que querem ter sucesso no universo dos cryptogames. Veja abaixo:

Três lições para ser bem-sucedido como investidor de cryptogames

1. Não espere um jogo bombar para investir nele

É comum ouvir reclamações de jogadores que só conheceram o jogo quando ele estourou. Para Dantas, o desafio é tentar nadar contra essa maré: pesquisar e fazer testes em jogos menos conhecidos considerando o possível crescimento gradual: “Não espere que um jogo bombe no YouTube ou no TikTok para você entrar [montar uma posição]. Entre em jogos novos, não naquele que todo mundo já ganha [dinheiro]. Teste e tenha em mente que você vai gastar dinheiro”.

2. Aprenda a perder (porque isso o torna um jogador e investidor melhores)

No mundo dos investimentos, está na frente quem é bom jogador. Isto é, aqueles que souberem perder. Perder enriquece o processo pois é uma experiência válida para o investidor ter mais know how do que está fazendo. Além de perder, outra característica comum a todos os jogos é que existe um ciclo. "A pessoa começa a jogar, gosta, começa a ganhar dinheiro mas depois chega uma hora que enjoa ou sai um game melhor, que paga mais, que tem uma dinâmica mais interessante. É assim com FIFA, é assim com GoPro Soccer. Poucos games, de fato, conseguem se manter ao longo do tempo”, analisa Dantas.

Clique aqui e faça aprenda com Felipe Dantas a entender as melhores opções de investimentos em criptomoedas para você

3. Seja curioso! Pesquise, pesquise e pesquise

Além do conhecimento e de saber ler os padrões do mercado, Felipe descreve uma característica que, segundo ele, está dentre as mais importantes para ter sucesso com cryptogames: "Se você é curioso, se você testar, e está desde o início em busca de oportunidade, você vai ganhar dinheiro. Se [o jogo] der certo, você vai ganhar muito dinheiro”, ressalta o investidor. O investimento em cryptogames exige estratégia. “É importante que, se você está tendo algum tipo de rentabilidade, zere seu risco inicial. Tire o valor que comprou em NFT, e invista no próximo cryptogame. A ideia é que você sempre siga investindo, siga pesquisando", ressalta.

Quer aprender mais lições como essas? Assista abaixo ao vídeo do especialista sobre futuro das criptomoedas:

Acesse o curso de cripto e conheça as possibilidades de investimento em uma das áreas promissoras, segundo Felipe Dantas