Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Imagine querer ouvir uma música ou podcast e, na hora H, o seu celular não reconhece fone de ouvido? Logo pensamos que vamos ter que comprar um modelo novo, certo? Mas nem sempre isso é necessário! Tem várias coisas que podemos fazer em casa e sem gastar dinheiro para resolver esse problema. Preparamos um tutorial com várias dicas para você recuperar os seus fones de ouvido.

Se as nossas dicas não funcionarem, fique tranquilo. Temos opções de fones de ouvido baratos e bons para te apresentar. Portanto, se o celular não reconhece fone de ouvido, leia abaixo nosso guia para tentar diagnosticar e resolver o problema.

Celular não reconhece fone de ouvido: o que pode ser?

Se o seu celular não reconhece fone de ouvido, existem algumas possíveis causas. A principal é algum problema com o seu smartphone. Mas, se você testar e não encontrar nenhum problema, podem ser outras coisas, como algum erro no seu Bluetooth, se o seu fone tiver esta conexão.

Pode ser também alguma sujeira obstruindo a conexão, algum problema com as configurações ou ainda ser algum defeito de hardware nos conectores, que só podem ser resolvidos por um técnico especialista.

Celular não reconhece fone de ouvido: como resolver?

Conheça agora a solução para todos os problemas que mencionamos antes. Como já ficou evidente, há muitas possíveis causas quando o celular não reconhece fone de ouvido. Para aprender a resolver cada uma destas possíveis causas, continue com a gente e veja a seguir o passo a passo.

Primeiramente, teste o seu dispositivo!

Se o celular não reconhece fone de ouvido, a primeira coisa que você deve fazer é testar o fone em outro dispositivo. É possível que não tenha nenhum problema com o seu smartphone, e o que esteja com defeito seja apenas o fone. Mas pode ser o contrário.

Você pode testar em qualquer dispositivo com uma entrada para fones, como TVs, outros celulares, PCs, tablets e cia. Se o seu fone tiver apenas conexão Bluetooth, teste em algum dispositivo com esta conexão.

Fones de ouvido U Flex, da Samsung

Fones de ouvido U Flex, da Samsung

Se o fone também não funcionar nos outros dispositivos, isso tem um lado bom! É possível que você tenha descoberto a origem do problema, e o defeito não é no seu celular! Se eles funcionarem normalmente em outros dispositivos, vamos ter que investigar mais, pois a origem do problema é outra.

Você pode ainda testar outro fone no seu celular, pois, mesmo sendo raro, é possível que o fone que estava usando não seja compatível com ele. Se também não funcionar, tente seguir as próximas dicas.

Fone de ouvido não conecta? Verifique o Bluetooth!

O celular não reconhece fone de ouvido de jeito nenhum? Bem, se seu celular não reconhece fone Bluetooth, é possível que outro dispositivo de som, como caixas de som ou outros fones, estejam pareados com o seu smartphone e, com isso, o conector do fone de ouvido esteja desativado.

Apesar de os celulares serem projetados para reconhecer o fone independentemente das suas configurações Bluetooth, isso pode acontecer.

Para resolver o problema é bem simples: você vai precisar abrir as configurações do celular e procurar a opção Bluetooth.

Verifique se ela está ativada e, se sim, veja se está conectada a algum outro dispositivo. Se esse for o caso, desligue a conexão e conecte o fone novamente. Fone de ouvido não conecta ainda? Siga as próximas dicas.

Fone não conecta no celular? Limpe a entrada!

Smartphone sem carregador e fone de ouvido vai virar o novo normal?

Como a abertura do conector fica exposta o tempo todo, pode ser que a entrada do fone de ouvido do celular não funcione devido à poeira, fiapos, entre outras coisas que podem obstruir a conexão entre o fone de ouvido e o conector. Com isso, seu celular não reconhece fone de ouvido.

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se realmente a entrada está suja. Para isso, você pode usar uma lanterna. Se confirmou que ela está suja, você deve começar a limpeza.

Muito cuidado, afinal, você não quer danificar o seu aparelho de forma permanente, e sim o motivo de que o celular não reconhece fone de ouvido. Assim, você vai precisar usar algum item pequeno e pontiagudo, como uma agulha ou a ponta de um clips.

Vá devagar para não estragar a conexão. Quando toda a sujeira sair, você pode usar um cotonete para tirar o restante.

Neste processo, lembre-se de se atentar a fiapos ou pequenos pedaços de algodão, por exemplo, que podem soltar na hora da limpeza. Esses resíduos podem prejudicar o processo no lugar de ajudar, então tenha cautela na hora de limpar.

O celular não reconhece o fone de ouvido ainda? Verifique as configurações!

Se já tentou todas as nossas dicas e nenhuma delas resolveu o seu problema, provavelmente o problema deve ser com as configurações de áudio.

Para isso, se o celular não reconhece fone de ouvido nós também temos uma outra boa dica:

  • Abra as configurações de áudio do celular, entrando em ‘Configurar’ > ‘Som’
  • Verifique o nível de volume, e outras opções que podem estar "mutando" o som.

Se não resolver, você pode reiniciar o dispositivo. É uma solução simples, que não leva nem um minuto para realizar, e que resolve alguns problemas do celular.

Ultimo recurso: restaurar as configurações

Se ainda assim o celular não reconhece fone de ouvido uma última alternativa é fazer uma restauração das configurações de fábrica. Para isso, se for em um Android, você deve acessar: ‘Configurar’ > ‘Sistema’ > ‘Opções de Restauração’ > ‘Apagar todos dados (restauração de fábrica)’.

No caso do iPhone, você pode ir em 'Ajustes' e, na busca, colocar Apagar Conteúdo e Ajustes. Quando abrir a próxima página, você toca nessa opção e faz o processo. Lembrando ele apaga todos os seus dados, do zero, sendo indicado fazer um backup completo dos seus dados antes de executar.

Nada deu certo? Procure um especialista!

Se você seguiu todos os passos e ainda assim o celular não reconhece fone de ouvido, significa que o problema é um pouco mais sério do que pensávamos. Chegou a hora de procurar a ajuda de um especialista.

Procure saber se o seu celular ainda está segurado pela garantia. Se sim, procure a assistência técnica autorizada mais próxima, ou entre no site da fabricante e procure por suporte.

Explique o seu problema e dentro de algum tempo, se der tudo certo, você terá o seu smartphone trocado ou consertado e, melhor: de forma gratuita.

Outra forma de conseguir resolver o problema é se você possui um seguro do seu celular. Tendo o seguro, você deve procurar à seguradora e explicar todo o seu problema, além de checar se sua apólice cobre isso.

E, se eu não tenho seguro?

Se não tiver seguro e o seu smartphone já não está mais na garantia. Aí, não tem jeito, viu? Você vai precisar gastar dinheiro para fazer o reparo. Não é o mundo ideal, mas é um caminho quando o celular não reconhece fone de ouvido – mesmo depois de todas as tentativas possíveis!

Nesse caso, a opção mais recomendada é procurar a fabricante ou uma rede autorizada para fazer o reparo do seu celular, já que, nesses casos, você terá a certeza de uso somente de peças originais de alta qualidade.

Som do celular só funciona com fone de ouvido? Veja o que fazer!

Em muitos casos, os usuários também passam pelo problema contrário, que é quando o som do celular só funciona com fone de ouvido. Nesse caso, a nossa primeira dica é que você reinicie o aparelho. Muitas vezes essa simples ação já pode resolver o problema.

É válido lembrar que muitos dispositivos possuem gerenciamentos de áudio diferentes para os alto-falantes e fone de ouvido, então assim que tirar o seu fone do celular, verifique se o volume está em uma boa altura.

Você também pode conectar e desconectar o fone algumas vezes, prestando atenção no ícone de fone que aparece na barra superior do celular.

Se ele fica sempre visível, mesmo sem o fone, pode ser que a entrada esteja com defeito, ao ponto de achar que tem um dispositivo conectado. Neste caso, os problemas podem ser vários, então recomendamos que o leve em uma assistência.

Se o som do celular só funciona com fone de ouvido após instalar algum aplicativo, tente fazer a desinstalação dele e reiniciar o aparelho, pode ser que o app em questão tenha causado algum problema de compatibilidade.

Celular não reconhece fone de ouvido ainda? O problema pode ser o acessório!

É válido ressaltar que se o seu celular não reconhece fone de ouvido, o motivo seja que o fone esteja danificado. Nesse caso, talvez seja mais interessante comprar um novo. Dê uma olhadinha em nossas listas.

Algumas ofertas de bons fones de ouvido com um preço bacana abaixo!

Conteúdo original publicado em Buscapé.com. Confira aqui

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Ar-condicionado portátil: confira os melhores modelos
ExameLab

Ar-condicionado portátil: confira os melhores modelos

Há uma semana
Ventilador de mesa: conheça os melhores modelos para a onda de calor
ExameLab

Ventilador de mesa: conheça os melhores modelos para a onda de calor

Há uma semana
Climatizador ou ar-condicionado? Veja as diferenças e qual vale mais a pena
ExameLab

Climatizador ou ar-condicionado? Veja as diferenças e qual vale mais a pena

Há uma semana
Geladeira econômica: dicas de aparelhos com características que gastam menos energia
ExameLab

Geladeira econômica: dicas de aparelhos com características que gastam menos energia

Há 2 semanas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais