Volvo confirma produção de novo motor de três cilindros

Com a possibilidade de fazer parte de uma unidade de força híbrida, os novos motores não terão uma linha tão grande de variantes como os atuais 2.0 litros

São Paulo – A Volvo confirmou que uma nova gama de motores de três cilindros será produzida até o final desta década. Chefe da Divisão Global de Motores da Volvo, Derek Crabb revelou a informação, embora sem entrar em detalhes sobre o projeto.

A primeira unidade produzida será movida a gasolina e já deve estar disponível até 2016.

Com a possibilidade de fazer parte de uma unidade de força híbrida, os novos motores não terão uma linha tão grande de variantes como os atuais 2.0 litros.“Eu vejo bem possível o uso deles no S60, mas não em unidades maiores”, disse Crabb. “Não estamos planejando usá-los nos carros XC até o momento, não é uma questão de potência, mas sim de torque”.

Buscando melhorar ainda mais o nível de emissões dos motores da Volvo, Derek acredita que este passo seja fundamental. “Nossa média hoje é de 120g/km na Europa. Até 2020 precisamos reduzir para 95g/km, mas na Austrália precisamos alcançar 75g/km no mesmo período. Com a engenharia certa alcançamos os 95 sem uso de sistemas elétricos”.

“Espero que em 2025 o uso de motores elétricos fará mais sentido comercialmente e, então, teremos modelos mais potentes deste segmento, mas vamos precisar dos motores de três cilindros. Então ao introduzi-los agora estamos criando o nosso caminho até 2025”, encerrou Derek Crabb.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.